Leia também:
X Os jovens, as redes sociais e o desrespeito aos mais velhos

Como estão os documentos de sua organização?

Os tempos mudaram e quem não se adaptar vai amargar toda sorte de prejuízos até concluir que fracasso

Jonatas Nascimento - 02/03/2020 12h45

Se existe uma área de toda e qualquer organização jurídica, seja empresarial, associacional, organizacional ou fundacional, que merece cuidado especial, essa é a que cuida da parte documental.

Independentemente do tamanho da entidade, organização é garantia de vida, de sucesso e de competência. Faz-me lembrar um cartaz que vi em um pequeno estabelecimento onde entrei para comprar uma torneira. Dizia assim: “O que faz uma empresa ser grande não é o tamanho de suas instalações ou rede de filiais, é o tamanho das suas ideias”. Certamente, essas ideias contemplam as melhores práticas de governança corporativa, no que couber.

Não poucas vezes, causa-me espanto a qualidade dos documentos que alguns clientes nos entregam para contabilizar. Isto sem falar de prazos que, se não entregues oportunamente, acabam arcando com multas e outras infrações fiscais.

Dizia assim: “O que faz uma empresa ser grande não é o tamanho de suas instalações ou rede de filiais, é o tamanho das suas ideias”

Por outro lado, aplaudo aquele cliente organizado que observa prazos, faz a coisa certa e utiliza as ferramentas de gestão cada vez mais comuns em ambiente empresarial ou associativo.

Todo estabelecimento, empresarial ou não, precisa dar resposta imediata para o contador, para o fisco, para o seu cliente externo ou interno, para os seus parceiros etc. Vamos aos exemplos: Se o seu estabelecimento recebe a visita de auditor do Trabalho e solicitar dentre outros documentos o Livro de Inspeção do Trabalho, o contrato social ou estatuto e o CNPJ, esses documentos devem estar à mão.

Os tempos mudaram e quem não se adaptar vai amargar toda sorte de prejuízos até concluir que fracassou.

Jonatas Nascimento é empresário do ramo contábil na região metropolitana do Rio de Janeiro, graduado em Letras e Direito. Especialista em contabilidade eclesiástica, é autor do livro Cartilha da Igreja Legal.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.