CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Opinião Ellen Sarmento: 5 frases que os pais não devem jamais falar aos filhos

Opinião Ilona Facchini: Será que o país tem jeito? Será que o Brasil vai mudar?

Não, o Brasil não vai mudar. O Brasil já mudou!

ILona Garijo Facchini - 20/04/2018 11h46

Queridos leitores do Pleno.News, os que me conhecem no trabalho e pessoalmente sabem que tenho como característica pessoal ser otimista mesmo nas situações mais complicadas. E pelo fato de estar sempre envolvida em ações práticas contra à corrupção, em manifestações e abaixo-assinados muitas pessoas se aproximavam de mim para perguntar:

– Mas Ilona, você acha mesmo que algum dia vão prender o Lula? Ele vai ganhar a eleição?

Essa foi a pergunta que eu mais escutei das pessoas nos últimos anos; principalmente depois daquela famosa apresentação em Power Point onde o procurador da República Deltan Dallagnol sabiamente colocou o Lula no centro do esquema de corrução.

Eu sempre respondia às pessoas que “sim”. Pois tinha a certeza da prisão do Lula. Eu tinha fé e acreditava sem duvidar mesmo. Então, buscava sempre tranquilizar as pessoas brincando: “ele não ganhará a eleição nem para síndico de seu próprio condomínio”.

Ou ficar a Pátria livre, ou morrer pelo Brasil! Foto: Divulgação

Queridos, a cada dia eu tinha mais certeza de que o processo de consciência política que havia iniciado em nosso país em 2013 não teria volta. Eu tinha certeza de que colheríamos todos os frutos desta mudança. E de fato, já estamos colhendo.

Agora, já com o Lula na cadeia, a principal pergunta que me fazem mudou, no momento todos querem saber:

– Será que o Brasil vai melhorar?

Não, o Brasil não vai mudar, o Brasil já mudou!

Queridos leitores, queridos amigos, eu afirmo a vocês que sim, o Brasil já melhorou! Pela misericórdia de Deus, graças aos avanços tecnológicos e acesso em massa à internet, hoje estamos vivenciando um novo tempo. Um tempo de consciência e reflexão da sociedade, nosso tempo é de transformação contínua e muita esperança.

Em quatro anos, a Operação Lava Jato investigou políticos de quase todos os partidos e prendeu alguns dos empresários mais poderosos do Brasil. A Lava Jato expediu mais de 900 mandados e grandes empresários já passaram pela prisão. Foram 123 condenados por crimes como corrupção e R$ 11 bilhões recuperados.

Vamos relembrar?
A Operação Lava Jato começou em 17 de março de 2014, com a Polícia Federal prendendo o doleiro Alberto Youssef, o empresário Enivaldo Quadrado, dono da corretora Bônus-Banval e mais 14 desconhecidos suspeitos de lavagem de dinheiro e corrupção. Parecia só mais uma das operações de médio ou pequeno porte da PF. Mas, pela graça do nosso Deus, não era!

Foi assim que se tornou público o rombo de mais de R$ 6 bilhões nos cofres da Petrobras e abriu-se a porta para apurar irregularidade em diversos níveis de poder. As investigações envolveram mais de 30 grandes empresários, entre eles donos das dez maiores empreiteiras do país.

O impeachment da Dilma deu trabalho, saímos às ruas exaustivamente, mas foi uma grande conquista. Já imaginaram se ela ainda estivesse no poder? Misericórdia! A ex-presidente teve o mandato cassado por crimes contábeis, mas também acabou sendo investigada por tentativa de obstruir as investigações de parte da Lava Jato.

Também, em função da Operação, foram investigados mais de cem políticos de 14 legendas: PT, PMDB, PSDB, PTC, PSB, SD, PR, PPS, PP, DEM, PC do B, PRB, PTB e PSD.

É importante lembrar que, dentre os denunciados nesse período, os políticos com foro privilegiado têm escapado de pedidos de prisão. Por isso, há ainda muito trabalho a ser feito – por exemplo, lutarmos pelo fim do foro privilegiado. A propósito, ajudem a subir a #FimDoForoPrivilegiado

Eu tenho fé, acredito mesmo sem duvidar que a qualidade na saúde, na segurança e na educação do nosso país serão frutos de todo este processo de mudança em que já somos protagonistas. Ainda há muito pela frente, e como eu disse aqui anteriormente, quem cansa perde! Estejamos atentos e ativos na internet e nas ruas para acelerar mais ainda a transformação do nosso querido Brasil.

“O justo viverá da fé” (Romanos 1:17).

Ilona Garijo Facchini, há 17 anos no mercado de Treinamento & Desenvolvimento, conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas centenas de palestras já foram assistidas na Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Estados Unidos. Ela é Psicóloga Educacional e Organizacional, especialista em Desenvolvimento Infantil, Formação de Lideranças e Equipes.