CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Opinião Marco Feliciano: Taxa de gravidez adolescente no Brasil preocupa organizações internacionais

Opinião Ilona Facchini: O kefir é um importante aliado na imunidade das crianças

Ele é um potente probiótico artesanal, parece com um iogurte natural, tem o formato de grão e é formado por micro-organismos que resultam da fermentação do leite

ILona Garijo Facchini - 09/03/2018 16h15

Queridos leitores do Pleno.News, a dica de hoje será para as mamães e papais que querem melhorar a imunidade das crianças de forma bem simples e natural.

Você já ouviram falar em kefir?

Trata-se de um potente probiótico artesanal. O kefir parece com um iogurte natural, tem o formato de grão e é formado por micro-organismos que resultam da fermentação do leite. Produzido artesanalmente, toda a fama desse rico alimento está ligada ao seu alto valor nutricional, beneficiando toda a família, mas principalmente as crianças.

As bactérias que fazem bem para o organismo também estão em maior quantidade no kefir do que no iogurte. Ele ainda é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo e magnésio, fortalecendo o sistema imunológico e costuma ser consumido por crianças com intolerância à lactose. Embora, em alguns poucos casos, as crianças com intolerância ao leite possam também não aceitá-lo bem.

Assim como acontece com os iogurtes naturais, o kefir geralmente é liberado pelos pediatras a partir dos 8 meses para os pequenos, tempo que pode variar de acordo com a evolução de cada criança.

No início do século 18, somente as tribos muçulmanas que habitavam a região do Cáucaso, na Ásia Central, tinham acesso ao kefir. Assim, possivelmente, o kefir foi gerado, na fermentação casual do leite que era carregado em odres de couro, resultando em uma bebida efervescente. Mas os segredos da origem dos grãos do kefir se perderam no tempo, e sua disseminação pelo mundo iniciou-se apenas depois de 1867, data em que se registram suas primeiras aparições, distante das tribos turcas.

Nas últimas décadas, o kefir tornou-se popular em vários países da Europa Central e de lá para outros continentes. Em algumas partes do mundo, esse produto ainda hoje é desconhecido. Mas na Russia, Canadá, Alemanha, Suécia, Romênia etc, ele é produzido comercialmente e consumido em quantidades apreciáveis.

No Brasil, contamos com a doação de grãos para a produção caseira da bebida. Para preparar a mistura em casa, os papais precisam localizar um doador que possa disponibilizá-los. Basta você realizar uma busca na internet sobre doação de kefir que encontrará doadores por todo o nosso país. Inclusive, muitos encaminham por cartas, pois os grãos podem ser enviados pelos correios, se colocados em um saquinho com leite em pó. Semana passada, pela primeira vez, eu vi uma garrafinha de kefir no supermercado próximo à minha casa, no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Não sei dizer, se em outras localidades do país é possível encontrá-lo assim, à venda.

Aqui, em casa, preparamos o kefir todos os dias, no café da manhã batido com frutas ou adoçado com açúcar de coco. Também, preparo bolo, para o lanche das crianças na escola, utilizando no lugar do leite. Outra forma de uso é cozinhar o arroz e o feijão com o soro do kefir. E, ainda, faço diversas receitas; como cream cheese, e deliciosos musses, por exemplo o de limão.

E como fazer a cultura do kefir? Com os grãozinhos em mãos misture 3 colheres de sopa em um frasco de vidro e adicione leite. Cubra com um pano a mistura e deixe por 24 horas em temperatura ambiente para que a fermentação aconteça. Após esse período, mexa com cuidado para não despedaçar os grãozinhos, coe e deixe o líquido repousar para engrossar. Coloque na geladeira e o kefir estará pronto para misturar com frutas ou em outras receitas.

Lembrando que você pode guardar os grãos de kefir no leite, depois de coar, para fazer outro preparo. Os grãos se multiplicarão e você poderá realizar doações para seus familiares e para quem mais desejar. Na internet você encontrará uma infinidade de vídeos explicativos e receitas de diversas fontes.

Ilona Garijo Facchini, há 17 anos no mercado de Treinamento & Desenvolvimento, conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas centenas de palestras já foram assistidas na Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Estados Unidos. Ela é Psicóloga Educacional e Organizacional, especialista em Desenvolvimento Infantil, Formação de Lideranças e Equipes.