CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Opinião Elaine Cruz: Bom senso

Opinião Ilona Facchini: Fortalecendo a sua família nos valores e princípios cristãos

Construir nossa família sobre uma base sólida de valores e princípios cristãos nos dá segurança e paz

ILona Garijo Facchini - 16/03/2018 09h15

Seguir o exemplo de Jesus Cristo não é uma prática intermitente ou aleatória, mas um compromisso verdadeiro e contínuo. É um modo de vida que se aplica em todos os momentos e em todos os lugares por onde passamos e influenciamos outras pessoas.

Em situações difíceis me pego sempre me perguntando “E agora? O que Jesus Cristo faria agora, aqui, em meu lugar?”. Esta mesma reflexão procuro ensinar às minhas filhas para que apliquem já nas pequenas dificuldades que encontram com alguns amiguinhos da escola.

Construir nossas famílias em uma base sólida de valores e princípios cristãos nos dá segurança e paz. Pode até parecer uma tarefa difícil e assustadora, mas se estivermos como o coração aberto e seguirmos boas lideranças conectadas aos valores bíblicos, será muito mais fácil.

Relaciono a seguir algumas reflexões práticas, mas comece com um princípio básico ou uma ação específica e, em seguida, intensifique à medida que você for se sentindo mais confortável.

Leia e estude as escrituras
Este é um ótimo lugar para começar porque dentro dessas páginas estão as verdades com as quais precisamos criar nossas famílias. Todas as lições estão lá, tudo que você precisa saber sobre todas as áreas de sua vida.

A Bíblia é o verdadeiro manual do Ser Humano, nela você consegue obter um ótimo plano de ação para a sua vida, um coach fantástico, fonte de conforto e muita motivação. Leia as escrituras sozinho. Leia como pais unidos no desejo de criar uma família ética e justa. Leia as escrituras com as crianças e com toda a família.

Planeje um tempo específico a cada dia e isto tornará essa tarefa mais fácil. Faça isso por três semanas e você desenvolveu um hábito.

Ore
Uma vez que você desenvolveu o hábito de estudar as escrituras, adicione oração a ela. Mantenha a calma por alguns minutos e ouça as respostas.

Tenha Fé
Fé é uma palavra que significa confiança, crença, credibilidade. A fé é um sentimento total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da questão. Ter fé implica uma atitude contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança.

De acordo com a etimologia, a palavra fé tem origem no Grego pistia; que indica a noção de acreditar e no Latim fides, que remete para uma atitude de fidelidade. Ter fé em Deus é acreditar na sua existência e na sua onisciência. A fé cristã implica crer na Bíblia Sagrada, na Palavra de Deus, e em todos os ensinamentos pregados por Jesus Cristo, o enviado de Deus.

“Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem” (Hebreus 11:1).

Arrependa-se
Perceba que você e sua família sempre cometerão erros e que ninguém é perfeito. Ensine a sua família com exemplos práticos, o princípio do arrependimento e sobre o perdão e a liberdade que
dele vem.

Ame incondicionalmente
Ensine sua família a amar incondicionalmente. Ensine as crianças pelo seu exemplo. Procure a bondade naqueles que você pode ainda não entender.

Perdoe
Perdoe abertamente os membros da família para que eles aprendam a perdoar os outros. Diga as palavras em voz alta.

Sirva
Procure oportunidades para servir os outros. Mas acima de tudo, sirva em sua família.

Prepare a cama de seus filhos com muito muito amor e carinho e explique o motivo de estar fazendo isto. Se ofereça para fazer uma tarefa difícil para eles e explique que você gosta de servir e ajudar. Faça essas coisas com o coração alegre e veja as bênçãos se multiplicarem.

Doe
Ensine às crianças sobre a importância de ajudar financeiramente ao próximo, explique sobre a importância de contribuir na igreja.

Noite da família
Reserve algum tempo diariamente, sem celular por perto e conversem, jantem juntos, estejam juntos. Isso também ensina à sua família que as famílias são importantes, famílias são prioridade.

Esta é uma lição fundamental que as crianças precisarão saber quando crescerem.

Tempo só para o casal
Passem tempo sozinhos juntos como um casal, pelo menos uma vez por semana.

Vocês ainda serão um casal depois que as crianças crescerem e se mudarem. Com base nisso. Lembre-se que amar seu esposo é uma das melhores coisas que você pode fazer para os seus filhos.

Pratique a sua fé
Agora que você aprendeu esses princípios cristãos, crie um lar que seja propício para praticá-los e mantê-los.

Cuidado com o que entra na sua casa pela TV, as músicas, internet etc. Crie uma atmosfera de amor e devoção. Faça o seu lar um pouco do céu na terra. Não pense que é tarde demais. É possível, em qualquer fase da vida e desenvolvimento de sua família, começar a incorporar esses princípios em sua rotina diária. Basta dar um passo de cada vez, incentivar, ser entusiasmado e avançar.

Lembre-se, se você leu este artigo até o final é porque Deus está dirigindo você para a frente e você não poderia ter uma torcida melhor!

Ilona Garijo Facchini, há 17 anos no mercado de Treinamento & Desenvolvimento, conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas centenas de palestras já foram assistidas na Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Estados Unidos. Ela é Psicóloga Educacional e Organizacional, especialista em Desenvolvimento Infantil, Formação de Lideranças e Equipes.