CORONAVÍRUS
- Tudo o que você precisa saber
-->
Leia também:
X Voluntários da proteção animal resgatam animais do prédio do IBGE

É o fim da política do pão e circo!

Apenas 10% dos brasileiros estão mais interessados na Copa do Mundo do que na Lava Jato

ILona Garijo Facchini - 25/05/2018 09h36

Queridos leitores do Pleno.News, nas últimas duas semanas estive fora do Brasil realizando alguns trabalhos e chegando em casa, com muita alegria apreciei o resultado da pesquisa recém-divulgada pelo Instituto Paraná.

Os resultados demonstram que apenas 10% dos brasileiros estão mais interessados na Copa do Mundo do que na Lava Jato! Para 77% dos entrevistados, a Lava Jato é o principal alvo de interesse no momento. Os outros 10% não se interessam por nenhum dos temas e 1,7% não sabe ou não quis opinar.

Queridos, tanta felicidade não cabe em meu coração, pois avalio a profundidade deste diagnóstico como algo transformador para o nosso Brasil. Estou certa de que teremos um futuro promissor pela graça de Deus, pois esses indicadores já demonstram a transformação e conscientização da nossa sociedade. É o início de uma colheita que as grandes manifestações plantaram nas ruas em tantos estados brasileiros. Colheita esta que você mesmo plantou ao compartilhar e compartilhar críticas nas redes sociais, contagiando as pessoas em seu círculo de influência e multiplicando consciência.

A velha definição de política do pão e circo já não se aplicará ao nosso contexto brasileiro.

Esta frase foi criada pelo poeta e humorista romano Juvenal (100 d.c.) e era uma crítica à falta de informação do povo romano, que não tinha qualquer interesse em assuntos políticos, pois somente se interessava pelo alimento e divertimento. Era o modo com o qual os líderes romanos lidavam com a população em geral, para mantê-la fiel à ordem estabelecida e conquistar o seu apoio.

Assim como os romanos, e até pouco tempo atrás, os brasileiros apresentavam uma péssima classificação quando se tratava de engajamento político de acordo com a OECD – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Apenas 41% dos brasileiros se interessavam por política, o que nos colocava como o segundo país do planeta menos engajado no assunto.

Na última eleição municipal, por exemplo, 22% da população se absteve da votação no estado de São Paulo. Já no Rio de Janeiro, 38% dos cariocas não foram às urnas ou declararam seus votos como nulo ou branco.

Queridos leitores, falta pouco tempo para a eleição que se aproxima; e esta será a nossa grande chance de consolidarmos o rumo ético e promissor do nosso país. Continuemos “incendiando”
as redes sociais multiplicando conscientização política, apoiando a Lava Jato e todas as ações de combate à corrupção.

Não adianta somente curtir, é preciso compartilhar!

Vamos juntos?

Ilona Garijo Facchini, há 17 anos no mercado de Treinamento & Desenvolvimento, conquistou sólida carreira no Brasil e no exterior. Suas centenas de palestras já foram assistidas na Argentina, Chile, Colômbia, México, Venezuela e Estados Unidos. Ela é Psicóloga Educacional e Organizacional, especialista em Desenvolvimento Infantil, Formação de Lideranças e Equipes.