STF, Lava Jato e o estado democrático de direito

Chegamos a um ponto dramático da vida brasileira

Helder Caldeira - 27/09/2019 12h50

Plenário do STF tem maioria em decisão que pode anular sentenças da Lava Jato Foto: STF/Nelson Jr

No dia seguinte à construção de maioria no Supremo Tribunal Federal para beneficiar um ex-presidente do Banco do Brasil, podendo anular a condenação de centenas de criminosos do colarinho-branco, a Operação Lava Jato realiza sua fase de número 66, justamente contra funcionários do Banco do Brasil em São Paulo e no Rio Grande do Norte.

+ STF tem maioria para anular condenações da Lava Jato
+ Saiba como os ministros do STF votaram sobre a Lava Jato
+ Lava Jato mira lavagem de dinheiro no Banco do Brasil

De acordo com a Polícia Federal – PF, funcionários do BB atuavam no sistema de lavagem de dinheiro das empresas que saqueavam a Petrobras. Eles agiam internamente, dando suporte às quadrilhas de empresários e políticos, inclusive elaborando justificativas falsas para evitar fiscalizações do Banco Central do Brasil e do COAF e ações de compliance da própria instituição.

É aquilo que eu sempre disse: não tem como essa gente ter roubado mais de R$ 1 trilhão sem que ninguém tenha visto a movimentação dessa grana nos bancos brasileiros. É uma infestação de ratos, compreendem?

***

Ministro Gilmar Mendes Foto: Agência Brasil/Valter Campanato

Chegamos a um ponto tão dramático da vida brasileira, que um procurador-geral da República confessa ter cogitado entrar armado no plenário e matar a tiros um ministro do Supremo Tribunal Federal.

+ Janot sobre Gilmar Mendes: “Ia dar um tiro na cara dele”

Gente sabida diz que “o Brasil é uma democracia robusta” e que “o estado democrático de direito é pleno”…

… e você acredita!

Helder Caldeira é escritor, colunista político e palestrante. Há duas décadas atua e escreve sobre a Política brasileira. É autor dos livros ‘Águas Turvas’, ‘Bravatas, gravatas e mamatas’, ‘Pareidolia política’, entre outros. Contato: eventos@heldercaldeira.com.br

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo