O Brasil é uma piada… e o STF é uma casa de comediantes ruins

Por que prender bandidos, né?! Deixemos eles soltos...

Helder Caldeira - 09/11/2019 09h45

Lula deixa a Polícia Federal em Curitiba após decisão do STF Foto: Ricardo Stuckert

A partir desta sexta-feira, 8 de novembro, verifique se as fechaduras das portas estão seguras, tranque as janelas, ligue o alarme da casa e dos carros, confira se a cerca elétrica está funcionando bem. Esteja prevenido.

***

Presidente do STF, ministro Dias Toffoli concede entrevista Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

De acordo com dados recentes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), 4.895 presos — 38 deles condenados no âmbito da Operação Lava Jato — podem ser beneficiados com a “mudança de entendimento” do Supremo Tribunal Federal acerca da (in)constitucionalidade das prisões após julgamento em duas instâncias.

Atualmente, temos no Brasil cerca de 750.000 presidiários. Ou seja, apenas 0,67% dos “pacientes” podem obter algum benefício desta “nova visão” dos deuses de toga negra.

Para que o debate seja justo, é preciso ter ciência dos números reais. Evita perder tempo com bobagens.

***

Ministro Marco Aurélio votou contra a prisão em segunda instância Foto: STF/Rosinei Coutinho

A Operação Lava Jato desbaratou uma quadrilha de colarinho-branco que roubou R$ 42.000.000.000,00 — isso mesmo: quarenta e dois bilhões de reais! — só na Petrobras. Os esquemas investigados pela operação somam impressionantes R$ 8.000.000.000.000,00 (oito trilhões de reais).

Ainda assim, os ministros Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes e Celso de Mello enxergam “excessos” nos procedimentos da Força-Tarefa da Lava Jato.

O Brasil é uma piada… e o Supremo Tribunal Federal é uma casa de comediantes ruins.

Por que prender bandidos de colarinho-branco, né?! Deixemos eles soltos, curtindo as cifras roubadas dos cofres públicos dos cidadãos brasileiros pagadores de impostos.

Vergonha na cara, cadê você?

Helder Caldeira é escritor, colunista político e palestrante. Há duas décadas atua e escreve sobre a Política brasileira. É autor dos livros ‘Águas Turvas’, ‘Bravatas, gravatas e mamatas’, ‘Pareidolia política’, entre outros. Contato: eventos@heldercaldeira.com.br

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo