A verdade sobre o ministro francês e o vídeo do corte de cabelo

Jornalistas estão atacando ferozmente Jair Bolsonaro pela live da última segunda-feira

Helder Caldeira - 30/07/2019 13h53

Bolsonaro corta o cabelo no Palácio do Planalto

Como de costume, jornalistas estão atacando ferozmente Jair Bolsonaro pela live na internet realizada na tarde da última segunda-feira (29) enquanto cortava cabelo. A encrenca não é apenas pela declaração desnecessária sobre o pai do atual presidente do Conselho Federal da OAB. Vai além: acusam o presidente da República por suposta “mentira” ao cancelar uma reunião com um ministro francês, alegando “outros compromissos oficiais”, quando iria cortar cabelo em pleno horário de expediente.

A verdade dos fatos não é essa.

De fato, na agenda da Presidência da República constava uma reunião entre o presidente Bolsonaro e o Jean-Yves Le Drian, ministro das Relações Exteriores da França, às 14h40 de segunda-feira, dia 29 de julho de 2019. O encontro aconteceria logo após a reunião do presidente com o ministro Paulo Guedes (14h) e seria sucedida pela pauta com o ministro Abraham Weintraub (15h50).

Ocorre que, no final de semana, o ministro francês Jean-Yves Le Drian se reuniu com vários ambientalistas da esquerda — entre os quais estavam ex-ministros dos governos Lula e Dilma — para falar mal justamente do presidente Jair Bolsonaro, a quem acusa de não ter a preservação ambiental como prioridade. Le Drian continua sendo uma das vozes contrárias ao Acordo Mercosul-União Europeia e já deixou bem claro ao ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, que “a França não tem pressa para aprovar o acordo”. Noutras palavras, o ministro francês vai tentar emperrar o processo o quanto puder.

Diante de postura tão acintosa contra o governo brasileiro, Bolsonaro determinou, corretamente, que a reunião com Jean-Yves Le Drian fosse cancelada.

Com isso, deu-se a abertura de curto espaço na agenda presidencial entre 14h40 e 15h50, tempo aproveitado por Bolsonaro para cortar o cabelo ali mesmo, nas dependências do Palácio do Planalto. Enquanto o barbeiro aparava suas melenas, o presidente decidiu abrir uma live nas redes sociais, iniciada exatamente às 14h49, para falar sobre a polêmica, que já dominava o noticiário, envolvendo o pai do presidente da OAB.

Essa é a verdade dos fatos. O resto é especulação e má-fé.

Helder Caldeira é escritor, colunista político e palestrante. Há duas décadas atua e escreve sobre a Política brasileira. É autor dos livros ‘Águas Turvas’, ‘Bravatas, gravatas e mamatas’, ‘Pareidolia política’, entre outros. Contato: eventos@heldercaldeira.com.br

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo