Leia também:
X O poder do perdão – parte 1

Os 190 picaretas do Congresso Nacional

A Lava Jato teve quase 300 pessoas denunciadas e 160 réus condenados em primeira instância

Fábio Guimarães - 25/06/2018 15h45

Amigos leitores do Pleno.News, hoje é um dia especial, chegamos a marca de 52 colunas publicadas. Um ano de troca de informações, aprendizados e experiências. Parece que foi ontem, no dia 25 de junho do ano passado publicava a minha primeira coluna de opinião aqui. Um desafio para todos nós, um mundo novo que se abria com as chaves do avanço tecnológico. O tema era “Competitividade, o desafio Brasil”. Falávamos do desafio da Nação nos aspectos da educação, infra-estrutura, tecnologia e burocracia. Como podem perceber nosso desafio continua bem atual.

Aproveito a oportunidade para agradecer a cada leitor pelo carinho, paciência, interação nas redes sociais e aprendizado mútuo que congrega neste nosso modesto espaço de convivência.

Lembrança feita, vamos em frente!

Hoje nossa coluna falará sobre a vergonhosa atitude de parte do Congresso brasileiro que busca frear os avanços de combate à corrupção no âmbito da Lava Jato, com a tentativa de coibir seus trabalhos via Comissão Permanente de Inquérito – CPI.

Câmara dos Deputados Foto: Câmara dos Deputados/Luis Macedo

Dentre alguns aspectos, para que seja viável a abertura de uma CPI no Parlamento brasileiro está a necessidade do “fato determinante”. Ou seja, é notório e concreto que algo de errado esteja acontecendo e, então, uma investigação poderia sanar, aprofundar ou dirimir dúvidas sobre este fato concreto.

Hoje em dia a única coisa de concreto que existe no âmbito da operação Lava Jato é que a mesma, em pouco mais de quatro anos de atuação, já conseguiu reaver mais de R$ 2 bilhões de recursos públicos roubados com a corrupção. A estimativa é chegar a impactante cifra de R$ 12 bilhões, se deixarem “a justiça trabalhar”. Quase 300 pessoas foram denunciadas, mais de 160 réus já foram condenados em primeira instância e 77 em segunda instância. Se somadas as penas de prisão aplicadas até agora já passam de 2000 anos.

Estes são os números verdadeiros. Os fatos determinantes que o Brasil passou a conhecer.

Não é razoável que 190 deputados federais, dos mais variados partidos e estados brasileiros, acreditem que estão fazendo o melhor pelo Brasil. Algo está errado. Você eleitor pode corrigir isto em outubro, guarde bem o nome de todos os deputados que assinaram a requisição de CPI da Lava Jato.

Cobre do seu deputado um posicionamento claro sobre o tema. Pare e pense se ele merece o seu voto. A decisão é sua, o dever de informar é nosso. Confira aqui o nome de todos os parlamentares que assinaram a requisição de CPI contra a Lava Jato.

Vamos em frente, o Brasil precisa avançar!

Fábio Guimarães é economista, formado pela UFRRJ com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ. Palestrante, consultor e debatedor, atuou por mais de 10 anos como gestor nas áreas de trabalho e renda e desenvolvimento econômico.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.