Leia também:
X 10 dicas das Escrituras àqueles que desejam ser melhores pais

Governos em formação!

O Brasil precisa profissionalizar a forma de buscar gestores públicos eficientes e eficazes

Fábio Guimarães - 21/01/2019 12h22


Amigos leitores do Pleno.News, novos governos estaduais estão iniciando suas atividades agora em janeiro. O Brasil tem muitos desafios, cada Estado tem seus problemas e, consequentemente, suas especificidades no desafio de solucioná-los.

Temos que torcer sempre pelo sucesso das políticas públicas que, verdadeiramente, buscam melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Neste contexto, os servidores públicos de carreira e a gestão pública eficiente de recursos é primordial. Igualmente importante é termos executivos públicos, no caso estadual, secretários, subsecretários, diretores e superintendentes capacitados e comprometidos com o bem público.

No passado, grande parte destes dirigentes integrantes dos governos em formação eram escolhidos quase que exclusivamente por critérios políticos-partidários locais, muita das vezes sem a capacidade técnica para desempenhar suas funções. Em alguns casos, eles eram escolhidos por critérios subjetivos e nada republicanos. Um interessante movimento tem acontecido este ano. Muitos destes “executivos públicos” estão sendo recrutados através de seus currículos em outros estados ou até mesmo outra esfera de governo.

Em São Paulo, por exemplo, tem secretário que, até ano passado, era ministro de estado. No Rio de Janeiro tem Secretário que já trabalhou na mesma função em São Paulo. Em Minas Gerais tem dirigente que saiu do Rio de Janeiro e por aí vai. Também temos exemplos nos governos do Distrito Federal, Paraná e Mato Grosso.

Em Minas Gerais o atual governador foi além e também está buscando dirigentes através de recrutamento de currículos feito por empresa especializada no assunto. Essa é uma prática comum na inciativa privada, mas inédita na administração pública.

Vamos acompanhar de perto se este renovo na forma de montar equipes de trabalho para gerir os recursos públicos acarretará melhoria nos serviços disponibilizados à população.

Boa semana!

Fábio Guimarães é economista, formado pela UFRRJ com MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC-RJ. Palestrante, consultor e debatedor, atuou por mais de 10 anos como gestor nas áreas de trabalho e renda e desenvolvimento econômico.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.