Leia também:
X O acordo histórico entre Donald Trump e Kim Jong-Un

A vida precisa passar em minutos

Simplifique, nunca confunda movimento com progresso

Fábio Guimarães - 12/06/2018 12h22

Quem mora em grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, vive o ápice do que uma metrópole pode oferecer, de bom e de ruim. Cabe a cada um de nós definir suas prioridades para que sejamos felizes.

Existe inúmeros pontos positivos de se morar em uma metrópole, como cinemas, teatros, bons restaurantes. No caso do Rio de Janeiro, existem as opções de praia, parques e pontos turísticos. A empregabilidade e o salário real também são atrativos.

Pontos negativos também existem, como a crescente violência, o trânsito caótico, o sistema de saúde pública falido, o custo de vida e a perda de identificação com seu próximo (aquele bom vizinho praticamente não existe nas metrópoles. Você é capaz de morar anos e não saber o nome do seu vizinho de porta).

Mas, para mim, a principal diferença é o tempo. Isso mesmo, o tempo, este bem tão precioso é sorrateiramente negligenciado pelos habitantes das metrópoles. É um fenômeno quase que instintivo. Você não percebe e quando cai em si, a vida já passou.

Nas metrópoles tudo é contado em horas, por exemplo:

  • Demoro uma hora para chegar ao trabalho e uma hora e meia para voltar (nas sextas feiras é pior);
  • Levo meia hora para ir à igreja, mas se for em época de verão, o trânsito, no domingo, piora e a volta pode chegar a uma hora.
  • Vou viajar, preciso de uma hora para me deslocar até o aeroporto, uma hora e meia de antecedência para o voo e mais uma hora para uma emergência, se o trânsito piorar.
  • Se moro no subúrbio, levo entre uma e duas horas para um lazer mínimo, do tipo ir ao shopping, cinema ou praia.

Ou seja, você leva uma hora para ir ao cartório, aos correios, a loteria…ufa! Quando der por si, a vida passou e você vai estar em pé em alguma fila de banco.

A vida precisa passar em minutos. Toda mudança é difícil, mas tente simplificar suas rotinas. Acredite, não precisamos estar o tempo todo em movimento. Aliás, nunca confunda movimento com progresso, são coisas distintas. Simplifique e tenha certeza de que serás mais feliz a cada passo conquistado.

Vamos em frente!

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.