Leia também:
X Opinião Elaine Cruz: Chuvas de verão

Opinião Ellen Sarmento: Humilhação x reconhecimento

A humilhação é uma desqualificação encoberta ou disfarçada de sugestão para o bem do outro. O reconhecimento é o oposto disso

Ellen Sarmento - 23/02/2018 08h15

Querido leitor do Pleno.News, continuando a nossa série Fronteiras Familiares, em nossa reflexão desta semana, desejo compartilhar sobre os efeitos da humilhação, nas relações familiares, e como o desdobramento desse efeito é devastador na construção e visão de nossa autoimagem.

E o que é humilhação? É uma desqualificação encoberta ou disfarçada de sugestão para o bem do outro. Sendo também a falta de uma fronteira entre o público e privado; ou seja, a exposição da intimidade do outro.

Podemos dar como exemplo a seguinte situação:
– Quando o filho espera ansiosamente pela aprovação do pai em alguma atividade, e este o expõe de forma negativa na frente das pessoas.

Fica a sugestão aos pais e responsáveis; sempre que forem corrigir, que o façam no privado e tenham muito cuidado com as palavras. Pois as mesmas têm poder de gerar vida ou morte. Escolha palavras que cooperem para a construção de uma autoimagem saudável de seu filho.

Em contrapartida temos o reconhecimento, que é o oposto da humilhação.

A definição de reconhecimento é a definição das fronteiras emocionais entre cada membro da família e as diferentes formas de sentir, pensar e agir do outro.

É fundamental reconhecer a diferença entre a comunicação íntima e a social, pois esses mundos, atualmente, estão fusionados. É preciso perceber que cada um fala por si e sabe o que é saudável e positivo para si mesmo.

Desejo que por meio deste post de hoje, caro leitor, você possa ter adquirido mais uma ferramenta rumo a uma vida familiar e emocional mais saudável.

Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.