Leia também:
X Protetores independentes de animais

O poder de gerar sonhos

Para que os sonhos se tornem realidade, é necessário um plano de ação

Ellen Sarmento - 29/12/2017 08h00

Queridos leitores, estarei realizando, neste e nos próximos textos, uma série sobre sonhos que podem se tornar realidade, pois o final de um ciclo se aproxima. Chegamos ao final de 2017.

E com essa etapa que se finda, novos sonhos começam a nascer em nossos corações. Mas para que eles se tornem realidade, é necessário um plano de ação, com muitas dicas, para termos um novo ano repleto de conquistas e nossos sonhos se tornem realidade.

Confesso que adoro o clima destes últimos dias do ano. É quando a poeira começa a baixar e temos mais tempo para meditar como correram os trezentos e tantos dias que se passaram e projetarmos o ano que está nascendo.

Então, vamos lá começar nosso planejamento. Para isso, papel e caneta na mão!!!

Faz mais de cinco anos que faço um plano de metas para o ano seguinte. É um exercício de erros e acertos. Como tudo na vida, a excelência vem da prática. Quanto mais fazemos, melhor ficamos.

Então, quero compartilhar 10 dicas para você fazer um bom planejamento para o próximo ano e aproveito para desejar um Ano-Novo com muita Paz, Amor e Sabedoria a todos!

1. Escreva. Pode ser num caderno ou no seu computador. O importante é documentar o plano para você revisitá-lo ao longo do ano ou muito tempo depois (algo, aliás, muito bacana de se fazer);

2. Objetivo definido. Um plano para o próximo ano precisa ser “realizável”. Assim, não adianta colocar 50 metas ou escrever um livro sobre sua vida (embora, ter um diário seja um dos melhores exercícios de autoconhecimento que eu conheço);

3. Pense sobre:
a) o que quero continuar fazendo?;
b) o que quero começar a fazer?;
c) o que quero parar de fazer?

4. Reconsidere. Como foram suas realizações, acertos e erros no ano que passou? O que você aprendeu?

5. Elabore metas. Uma meta bem formulada geralmente é SMART (S – específica; M – mensurável; A – alcançável; R – relevante; T – temporal – pois há um prazo para ser realizada).

Desejo um feliz 2018 repleto de sucesso para todos vocês, queridos leitores!

Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.