Leia também:
X Como funciona o arrefecimento do motor

Desafios da nova família

Ninguém consegue se libertar totalmente de sua família de origem

Ellen Sarmento - 20/09/2017 13h08

Desafios da nova família / Foto: Divulgação

Desejo, na coluna de hoje, compartilhar um assunto pertinente a todos nós. Ele diz respeito a primeira influência a que todos somos expostos: A família.

Quando constituímos uma família, se torna necessário que tanto o homem quanto a mulher venham desinvestir, em certo nível, da conexão que tinham com sua primeira família. Desinvestir significa livrar-se das amarras. No caso, é transferir importância, sentimento, comprometimento, respeito, da família de origem para a nova. A nova família deverá ter, gradativamente, uma importância maior do que a anterior. Se não for possível fazer esse movimento, a nova família não virá a se estabelecer. E, se isso não acontecer, surgirão várias famílias que fazem parte parte de um conjunto, sendo unicamente uma grande família.

A grande questão é: Ninguém consegue se libertar totalmente de sua família de origem, mesmo dando prosseguimento a criação de outra família. Todos pertencemos a duas famílias, como filho e marido, ou filha e esposa. O que conquistamos são graus de liberdade maior e menor ou nenhum grau. Esse é um processo lento e gradativo que tem a duração de toda a nossa existência.

A família é peça fundamental na vida de cada um de nós. É ela que nos orienta, que nos serve de base, de plataforma, para gerar um movimento em nosso desenvolvimento. É ela que, ao mesmo tempo, estabelece uma luta entre o indivíduo e sua origem para que ele seja o que tem de ser. E esse é um constante movimento de ir e vir.

Meu desejo é que possamos a cada dia identificar de onde viemos, para podermos direcionar a nossa rota para onde vamos.


Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.