Coluna Ellen Sarmento: Recuperando os valores da família – parte 2
A fidelidade desapareceu?
Ellen Sarmento - 19/01/2018 15h17
Queridos leitores do Pleno.News, quero continuar a série recuperando os valores da família, que iniciamos na semana passada. Hoje vou abordar sobre a fidelidade e quanto ela é essencial não só em nossas relações familiares, mas como é fundamental também em todas as relações interpessoais que cultivamos.
Então, pergunto: a fidelidade desapareceu?
Vou denominar fidelidade como a atitude de cada um dentro de seu espaço familiar. É o assumir e desempenhar o seu papel, na família, focando no bem-estar do grupo, apesar das circunstâncias.
Dessa forma compreendo que a infidelidade, não é um erro cometido somente entre cônjuges na área da sexualidade. Os filhos também têm demonstrado infidelidade às suas famílias no relacionamento entre pais e irmãos, por exemplo, quando não lhes dão atenção devida, quando não investem tempo de qualidade e nem se dedicam em suas casas. Os pais, do mesmo modo, têm sido infiéis aos filhos com facilidade, principalmente quando não legitimam os sonhos destes e seus desejo nas decisões que precisam tomar. Ainda quando a única preocupação é apenas com seu próprio bem-estar e os desamparam, esquecendo-se do compromisso que lhes é devido desde a concepção.
Eu realmente espero que esta série de reflexões possa gerar um impacto positivo em nossas relações familiares, e que possamos sempre atualizar nossos valores. Assim, poderemos gozar dias mais leves com nossa qualidade de vida emocional e relacional restaurada.
Até a próxima!
Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington. |