Leia também:
X Coluna Marco Feliciano: A americana Boeing e a brasileira Embraer

Coluna Ellen Sarmento: Falta de limites x limites

Uma criança sem limites indica um adulto sem fronteiras, maturidade emocional e limites, não se adaptando aos desafios e demandas da vida

Ellen Sarmento - 09/02/2018 11h05

Querido leitor do Pleno.News, iniciarei hoje uma nova série denominada Fronteiras Familiares. Meu desejo é compartilhar a cada semana um prisma diferente sobre este assunto que está conectado a história de cada um de nós. Pois somente será possível tomarmos trajetórias mais saudáveis emocionalmente se reconhecermos de onde viemos.

A falta de limite dentro de uma família se manifesta como um vazio de autoridade e falta de fronteira hierárquica. Pois em nome do excesso de confiança, não há ordem de comando. Esse tipo de família, sem essa fronteira é um lugar onde todos acham que gozam do mesmo nível de hierarquia; o que causa uma grande desordem e desajuste emocional na vida de todos.

O abandono escamoteado e o comodismo disfarçado de flexibilidade são as evidências de uma família sem fronteira hierárquica.

Uma amostra de uma situação dessas, na vida real, seria:

Um filho com apenas 4 anos, bate em sua mãe na face; e a mesma, se mantém imóvel sem nenhuma ação de repreensão ao filho que, hoje, aos 4 anos testa seu limite físico. E que, se não for estabelecida a devida fronteira a progressão será um adulto sem fronteiras e limites, não se adaptando aos desafios e demandas de sua vida adulta.

Quanto aos limites, é com estes que se percebe a existência de uma hierarquia nos papéis e nas funções dentro da família e das “caixas” geracionais. Assim, é preciso constatar as idades dos diferentes membros de uma família, em que, cada um é autor segundo sua idade, e exerce sua autoridade de acordo com seu papel. Logo é possível colocar os devidos limites de acordo com o papel e/ou função relacional, e formar fronteiras emocionais saudáveis que progredirão para o aprendizado em relação à responsabilidade para consigo mesmo e para com o outro.

Desejo que este conhecimento possa ser multiplicado e repassado, pois a qualidade da nossa vida emocional depende exclusivamente de cada um de nós.

Ellen Sarmento é psicóloga clínica e palestrante, com formação em terapia sistêmica familiar pela Núcleo Pesquisas. Especializada em atendimento familiar e de casal. Capacitada pelo Ackerman Institute, em Nova York, e pelo Instituto Bowen, em Washington.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.