Leia também:
X Titulares e reservas

Vamos de história em quadrinhos?

Trago hoje duas super dicas de HQs incríveis! Vocês vão gostar

Ellem Barboza - 30/08/2018 11h38

Olá, leitores do Pleno.News, vocês gostam de histórias em quadrinhos (HQ)? Eu amo! Por isso, resolvi trazer aqui duas dicas de HQs que eu acho que todo mundo deveria ler. São livros no formato de quadrinho.

A primeira dica é A Diferença Invisível, de Julie Dachez e Mademoiselle Caroline, publicada no Brasil pela Editora Nemo.

Sobre a história: Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e vive com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Seus movimentos são repetitivos e seu universo precisa ser um casulo. Ela se sente assolada pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela irá ao encontro de si mesma e descobrirá que é autista; tem a Síndrome de Asperger. Sua vida a partir daí se transformará profundamente.

Como vocês já viram, essa HQ aborda o autismo e o faz de forma clara e simples, de uma forma que todo mundo pode aprender. Além disso, A Diferença Invisível também fala sobre empatia e gentileza. A história nos mostra que existem outras formas de ver o mundo e todas são normais e lindas a seu modo.

No final, também temos alguns textos de apoio, com várias informações bacanas sobre o autismo.

A segunda dica é Kobane Calling, do Zerocalcare, também publicado no Brasil pela Editora Nemo.

Sobre a história: Viajando como enviado de um jornal italiano, o quadrinista Zerocalcare atravessa os confins da Turquia, do Iraque e do Curdistão Sírio para chegar à cidade de Kobani ao encontro do exército de mulheres curdas, que luta contra o avanço do Estado Islâmico. A partir dessa viagem, Zerocalcare produz uma reportagem de sinceridade pungente, um testemunho indispensável e perturbador que transmite a complexidade e as contradições de uma guerra muitas vezes simplificada pela mídia internacional e pelos discursos políticos. Tudo isso com um tom inimitável, extremamente bem-humorado e ao mesmo tempo tocante. A linguagem e o universo de um autor que sabe como ninguém representar as pessoas, o cotidiano, os medos e as aspirações de sua geração. Blogueiro e autor de quadrinhos com viés autobiográfico, Zerocalcare é um fenômeno editorial de um sucesso sem precedentes na história dos quadrinhos italianos, pronto para conquistar o mundo.

Através dessa HQ, a gente consegue conhecer um lado mais próximo e real da guerra, que a mídia não retrata. A forma como as pessoas vivem em Kobani, apesar de triste e sofrida, é bonita! A visão que eles têm da vida em sociedade (igualdade de gênero, respeito às diversas raças, línguas, religiões…) é inspiradora.

E toda a história é contada com um humor ácido, o que dá leveza à história mesmo ela abordando um tema tão pesado.

Eu espero que vocês tenham gostado dessas dicas; são livros que eu recomendo pra todo mundo, porque nos fazem refletir sobre assuntos importantes e, de certa forma, pouco conhecidos.

Beijos e até a próxima!

Ellem Barboza é médica, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. É uma cristã apaixonada por livros desde a infância e acredita que boas leituras podem nos transformar em pessoas melhores. Em função de sua paixão literária é dona do Colecionando Primaveras, uma movimentada página no Instagram onde compartilha dicas e opiniões sobre livros.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.