Papo literário

Hoje eu quero conversar com vocês sobre um livro que me tirou da zona de conforto

Ellem Barboza - 03/01/2019 10h03


Olá, leitores do Pleno.News! Tudo bem com vocês?

Hoje eu quero conversar com vocês sobre um livro que me tirou da zona de conforto e me ensinou muito sobre a história e a realidade do povo Nigeriano. O livro é Meio Sol Amarelo, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie.

SINOPSE
Em meio à guerra fratricida que dividiu a Nigéria com a malograda tentativa de fundação do estado independente de Biafra, um grupo busca provar a si mesmo e ao mundo que é capaz não só de sobreviver, mas também de resguardar seus sonhos e sua integridade moral. Garoto de aldeia, Ugwu procura se ajustar a uma realidade em rápida transformação. Olanna é uma moça da alta sociedade que se torna professora universitária e vive com Odenigbo, que abraça a causa revolucionária. Jornalista com ambição de se tornar escritor, Richard se apaixona pela irmã de Olanna, Kainene, figura esquiva, que reage com pragmatismo ao desmoronamento da nação.

Esse livro se passa na década de 60 e é baseado em fatos reais. A narrativa inteira é muito rica, com descrições e expressões que realmente nos transportam para dentro da história. Os personagens são fortes e seus dilemas, sofrimentos e alegrias são muito reais e muito bem construídos na história. Além disso, Meio Sol Amarelo traz uma crítica social forte e vários ensinamentos, principalmente sobre como ninguém escapa ileso de uma guerra.

Eu recomendo muito esse livro para quem gosta de histórias fortes e emocionantes, com personagens inspiradores.

Beijos e até a próxima!

Ellem Barboza é médica, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. É uma cristã apaixonada por livros desde a infância e acredita que boas leituras podem nos transformar em pessoas melhores. Em função de sua paixão literária é dona do Colecionando Primaveras, uma movimentada página no Instagram onde compartilha dicas e opiniões sobre livros.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Envie sugestões por WhatsApp
+55 (21) 97150-9158