Leia também:
X A difícil e sofrida vida de uma mulher muçulmana

Não há ser humano perfeito

Não devemos exigir perfeição ou criar expectativas exageradas sobre o outro

Elizete Malafaia - 18/08/2021 14h33

Não há ser humano perfeito Foto: Pixabay

Deus criou o ser humano para viver em harmonia por meio de seu relacionamento com o Pai e com o próximo. Mas, por causa da desobediência daquele primeiro casal, o ser humano se tornou imperfeito e pecador. Como Paulo diz, em Romanos 3:23 (NTLH): “Todos pecaram e estão afastados da presença gloriosa de Deus”.

Nós, cristãos, somos dependentes do Espírito Santo em nossa busca pela santificação e perfeição. E Deus muitas vezes usará o nosso próximo como um canal para nos aperfeiçoar, a fim de sermos melhores a cada dia. Mas não devemos exigir perfeição ou criar expectativas exageradas sobre o outro. Ao contrário, devemos ser conscientes de que não existe pessoa perfeita.

Erramos quando idealizamos alguém que supra nossas expectativas de perfeição absoluta. Há casais que se divorciam por idealizarem um parceiro perfeito. Decepcionam-se por não saberem lidar com as diferenças, não aceitarem o outro como ele é e por não estarem dispostos a mudar, a fim de que o outro também queira o mesmo.

Em vez de exigir perfeição, empregue sua energia para compreender a maneira de ser das pessoas. Conheça a história de vida delas, seus valores e suas crenças. Valorize-as como seres humanos, criados à imagem e semelhança de Deus.

As pessoas não mudam nem se transformam quando querem ou porque precisam. Mudam e são transformadas quando se comprometem com o Pai, consigo mesmas e com o próximo. É um processo complexo e, para que ocorra, é fundamental elas reconhecerem que isso é necessário, bem como terem força interior para abandonar os maus hábitos e enfrentar o medo do novo.

Sendo assim, devemos ser compreensivos com os erros e fraquezas dos outros, a começar por nossos familiares, com quem temos uma convivência diária. Mas, muitas vezes, temos dificuldades em aceitar suas falhas.

Necessitamos do amor e da graça de Deus em nosso aprimoramento diário, pois, é “nisto que consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. Amados, se Deus nos amou de tal maneira, nós também devemos amar uns aos outros. Nunca ninguém viu Deus. Se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado” (1 João 4:10-12 NAA).

Deus abençoe você e a sua família!

Elizete Malafaia é pastora e líder de mulheres na ADVEC (Assembleia de Deus Vitória em Cristo), escritora e palestrante. É formada em Psicologia e Teologia e especialista em terapia de família.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.