Verdades Absolutas
Estamos vivenciando o processo de encontrar as verdades pessoais
Elaine Cruz - 02/01/2020 10h35
O conceito de verdade está esvaziado. As verdades absolutas foram sendo transformadas em verdades relativas, que se mostravam verdadeiras ou falsas dependendo da situação externa ou de determinados pontos de vista ideológicos, e hoje estamos vivenciando o processo de encontrar as verdades pessoais, diferenciadas de uma pessoa para outra.
Se a verdade absoluta afirma que Devemos respeitar todas as pessoas, a verdade relativa diz que Devemos respeitar quem nos respeita, e a verdade pessoal sinaliza que Devo respeitar quem eu quiser. Passamos do universal para o particular, do social ao individual, onde o que o eu acha ou conceitua tem peso maior do que as regras e valores sociais.
As pessoas hoje têm sua própria teoria sobre tudo, e muitas são as que fazem questão de pensar que, como adotaram certas técnicas e atitudes como suas verdades e escolhas de vida, podem compartilhar com outras, sem se importarem com as consequências alheias. O que não falta na internet são tutoriais sobre maquiagem, comida, educação de filhos e casamento.
Para aqueles que não mais acreditam em verdades absolutas, e ainda não “encontraram” as suas, assumir as verdades de outros pode ter consequências graves – são muitos os interessados em como se suicidar, como destruir o casamento alheio, como trair sem que o conjugue saiba, como subir numa empresa sem se preocupar com o respeito aos concorrentes, ou como desenvolver anorexia e bulimia.
Jesus declara que Ele é a Verdade. Ele não é uma verdade ou um dos caminhos – ele é sempre absoluto! A Bíblia trabalha com verdades absolutas sobre Deus, salvação, pecado, vida social, profissional e emocional. São verdades que devem embasar todos os outros conceitos de vida, e são atemporais e universais, adequadas a todas as pessoas, épocas e sociedade.
Infelizmente, as verdades bíblicas estão sendo abandonadas, cada vez mais substituídas por verdades relativas e pessoais, tornando nossas sociedades caóticas, formando pessoas mesquinhas, hedonistas, egoístas, amantes de si mesmas, tragicamente perdidas e confusas em meio a tantas verdades pessoais pregadas. Precisamos, urgentemente, voltar aos absolutos da Bíblia!
![]() |
Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados. |