Simplicidade e prudência

Essas qualidades deixam a alma mais leve, o comportamento mais equilibrado e os relacionamentos mais saudáveis

Elaine Cruz - 27/09/2018 10h36

Nos nossos dias, nos diferentes meios sociais, as pessoas estão cada vez mais egoístas e narcisistas. As várias plataformas midiáticas mostram pessoas exibindo dotes físicos e viagens, com incontáveis selfies que sempre mostram o melhor ângulo e uma alegria frequente que causa estranheza.

O número de pessoas prepotentes e orgulhosas, sempre prontas a fazer valer seu ponto de vista, também tem aumentado muito. Percebemos falta de humildade, ausência de respeito às opiniões alheias, muita desconsideração por pessoas, e uma aversão aos valores morais e sociais para uma boa convivência.

Precisamos voltar à simplicidade. Lidar com o outro com respeito, ouvir e debater com educação diferentes vivências e interpretações da vida, e nos relacionarmos com pessoas de uma forma franca e simpática. Necessitamos resgatar a simpatia do cumprimento informal, das boas maneiras à mesa, da maneira simples de lidar com imprevistos e com os erros alheios. A vida pode ser mais simples, trabalhada com mais leveza e simpatia.

A Bíblia nos adverte a sermos simples como pombas… e prudentes como serpentes (Mateus 10:16). Na verdade uma virtude completa e equilibra a outra – a simplicidade se complementa com a prudência de sabermos o que falar, de como agir em situações desconcertantes, do que relatar ou compartilhar da nossa vida pessoal para as pessoas, de nos mantermos discretos e reservados em nossa intimidade nas mídias sociais. Ser prudente é ser inteligente na vivência profissional e pessoal, desfrutando da sobriedade que a sabedora exala.

A prudência e a simplicidade deixarão nossas almas mais leves, nossos comportamentos mais equilibrados e nossos relacionamentos mais saudáveis.

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo