Leia também:
X 4 de Julho, o Dia da Independência dos Estados Unidos

Personalidade saudável

Quanto mais preparada e saudável for nossa persona, mais plenos e felizes seremos

Elaine Cruz - 04/07/2019 10h35

Em meu livro Equilíbrio Emocional, escrevo sobre os caminhos para construirmos e mantermos uma personalidade saudável e ajustada às diversas demandas e vivências – uma tarefa difícil, que exige disciplina e voluntariedade. Isso é necessário em um mundo social tão caótico e exigente, que cada vez forma pessoas mais desajustadas e carentes emocionalmente.

A Personalidade integra e sintetiza o nosso complexo temperamento e os traços do nosso caráter. Mas vai além, pois é a soma total de impulsos, afetos, ideias, defesas, aptidões, talentos, reações e comportamento social global. Inclui tanto os fenômenos comuns aos seres humanos, como nascer, crescer, se alimentar, pensar, decidir, estudar e fazer amigos, por exemplo, quanto as experiências que foram vivenciadas interna e particularmente.

A maturidade implica a construção de uma independência na forma de pensar, de agir, de sentir, e de pensar sobre nós mesmos. Podemos reestruturar conceitos, valores e teorias, adquirindo vivências diferenciadas e particulares, enriquecendo nossa personalidade.

Nossas vivências e saberes transformam quem somos. As experiências pessoais na área profissional, os contatos afetivos com pessoas, o relato dos erros e acertos dos outros, o envolvimento com as vivências de quem amamos, e o conhecimento de doutrinas e mandamentos do Evangelho nos modificam. Nossa personalidade é dinâmica, podendo ser moldada, melhorada e restaurada.
Assim sendo, a personalidade envolve todo o complexo mundo pessoal humano, engloba o corpo e a mente humana. É o que realmente somos, é a persona, o eu. E quanto mais preparada e saudável for nossa persona, mais plenos e felizes seremos.

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.