Os filhos pertencem aos pais!

Os pais precisam voltar a ensinar seus valores e crenças, isso não é tarefa do Estado nem da escola

Elaine Cruz - 06/09/2018 10h17

A Bíblia afirma que os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá (Salmos 127:3). Os filhos são bênçãos de Deus para os pais, verdadeiros presentes de Deus para alegrar uma casa e trazer a complementação da família. Com o advento dos filhos, a vida familiar passa a comportar as relações conjugais, parentais e filiais (entre irmãos).

Além da alegria e do complemento familiar, os filhos exigem compromisso e responsabilidade dos pais, especialmente com a educação e a formação moral, social e espiritual. Não é uma tarefa fácil, mas é uma tarefa dos pais – não do Estado (cuja função primordial é prover recursos básicos de educação e saúde) ou da escola (cujo objetivo é ensinar matérias curriculares visando conhecimento e instrução secular).

Temos assistido a escola e o Estado preocupados em doutrinar politicamente nossos filhos. Ideologias antibíblicas, com tendências pecaminosos, têm sido difundidas na escola, que está mais preocupada com doutrinação do que com o ensino eficaz de conteúdos pragmáticos históricos e matemáticos.

Não é na escola que nossos filhos devem ser instruídos ou estimulados à prática sexual homossexual, e não é a mídia que tem o papel formador de opinião e de valores morais e éticos. Sou mãe e mestre em educação, e sou sabedora de que cada papel tem suas atribuições diferenciadas.

A casa e mais precisamente os pais precisam voltar a ensinar seus valores e crenças: “Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” (Deuteronômio 6.7). Se não fizermos isso, ideologias amorais e saberes mundanos serão incutidos em nossos filhos – e quando chorarem mais tarde por causa de suas escolhas erradas, só vai restar aos pais chorarem juntos.

Ensinem seus filhos, apontem a verdade bíblica, construam o caráter deles, acompanhem as informações que têm recebido na escola e de seus pares, e ande com eles no caminho – que é Jesus!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.

Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo