Opinião Elaine Cruz: Você sabe guardar segredos?

Se você tem segredos, como o nome já diz, guarde-os em segredo. Não fale da sua vida a qualquer pessoa

Elaine Cruz - 19/04/2018 09h52

Todo ser humano gosta de conhecer segredos de outras pessoas. Qual o segredo da modelo magérrima para não engordar? Quais os segredos para um bom condicionamento físico? Quais os segredos dos grandes chefs para darem uma sabor requintado a um simples arroz? Qual é o segredo de um bom casamento? Qual será o segredo da longevidade, ou melhor, da felicidade?

Melhores ainda, pensam alguns, são os segredos que envolvem pessoas: Como terminou o casamento dos vizinhos? Sobre o quê duas amigas conversam tanto? Como se deu a briga entre duas pessoas conhecidas? O que disseram? O que falaram de você? Como? Quando? Não acredito?!

Se você tem segredos, como o nome já diz, guarde-os em segredo. Não fale da sua vida a qualquer pessoa, não use um desconhecido do metrô como psicólogo, não abra a sua vida no trabalho para não ter que ouvir indiretas posteriormente. Sua intimidade é intima, pessoal, particular. Abra-se, se casou com um amigo(a), com seu conjugue; aconselhe-se com seu pastor, ou com um conselheiro que abrace a mesma fé e tenha uma vida que lhe sirva de referência. Aos outros, resta-nos falar sobre o clima, sobre política (se forem do mesmo partido…), sobre amenidades, como as conversas nos elevadores.

Da mesma forma, devemos ser ponderados e sábios quanto às postagens nas redes sociais. Será que todos precisam saber aonde fazemos nossas refeições do cotidiano? Qual a necessidade de partilharmos todo o roteiro de uma viagem, os problemas do casamento, ou os looks que montamos para passear?

É assustador como as pessoas provocam invejas e ciúmes, muitas vezes expondo bens preciosos, como filhos e conta bancária. Na verdade, quando faltam elogios na vida real, as pessoas procuram elogios virtuais. Quanto mais imaturos ou inseguros, mais os indivíduos se expõem para buscar aprovação de outros.

Guarde-se! Mantenha em segredo seus relacionamentos pessoais. Não exponha as pessoas que ama, e isto inclui você!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.