Leia também:
X Opinião Marco Feliciano: A intervenção federal no Rio de Janeiro

Opinião Elaine Cruz: Chuvas de verão

Verão combina com luz, calor e cores. Mas as altas temperaturas também trazem tempestades...

Elaine Cruz - 22/02/2018 10h00

Verão combina com sol, calor, luar e noites aprazíveis. Mas as altas temperaturas também provocam as chuvas fortes, as tempestades, e muitas vezes enchentes e assombros.

A passagem do tempo, e especialmente do nosso tempo de vida, pode ser contabilizada pelas estações do ano. Quantos verões nós temos? Quantos invernos já vivenciados?

Na natureza, como na vida, temos nossos verões. Épocas festivas, que remetem a férias, calor, sol e céu limpo. Muitos dos nossos dias são assim, aliás, a maioria deles: acordamos, executamos nossas tarefas, nos queimamos ao sol e esquecemos de olhar para o céu azul, de sentir o calor ou a brisa que bate pra acalentar a alma, e que pode ser encontrada num vento fresco, num abraço apertado, num sorriso amigo.

Contudo, de vez em quando, enfrentamos ventos fortes, chuvas torrenciais que embaçam nossa visibilidade, tempestades que nos fazem pensar como consertar o que se quebrou, como reconstruir a esperança perdida, ou como recomeçar quando os sonhos foram levados pela enxurrada de desgraças. Como limpar a casa suja? Refazer os acordos conjugais? Recompor as amizades? Consertar a saúde? Levantar depois do luto ou da dor da rejeição?

A tempestade vem. Derruba árvores e projetos que pareciam tão bem plantados e implantados, e nos faz temer relâmpagos e trovões. Mas ela passa, e quando isto acontece temos novamente a chance de recomeçar: pintar a casa de um tom mais alegre, replantar as mudas, faxinar o que já precisava ser limpo.

As chuvas de verão podem durar uma noite, mas o sol e a alegria vão surgir pela manhã. Acredite: a tempestade passa!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.