Leia também:
X Com ajuda de Huck, Doria tenta pavimentar seu caminho insano à Presidência

Invernos

O clima da alma também tem suas estações

Elaine Cruz - 16/08/2019 18h10

A Estação do inverno, no Brasil, nos remete À árvores secas, seu nublado, chuvas e dias mais escuros. Em outros países, especialmente do hemisfério norte e nos pólos, o frio é muito mais intenso, e podemos nos deliciar com a brancura da neve.

Eu pessoalmente gosto do clima do inverno, que pode ser muito aprazível quando podemos estar aquecidos, aproveitando o aconchego do lar ao lado da família que amamos, tomando uma sopa saborosa ou desfrutando de um delicioso chocolate quente.

Ao longo da vida temos dias mais frios, nublados, em que a alma fica trêmula e pesarosa. Não falo da temperatura ambiente, mas do clima da alma, dos momentos de tensão e preocupação, das avalanches de neve que buscam atingir nossa saúde, nossa harmonia familiar ou nossa fé.

Quando falamos nos momentos da vida, nas estações que se seguem, o inverno é a ultima fase – corresponde à velhice. Um tempo que pode ser de acúmulo de sabedoria e vivências, mas onde os passos se tornam trêmulos, os olhos se tornam embaçados, a audição decresce, o sono fica curto, os cabelos ficam brancos como a amendoeira, e o desejo sexual diminui.

Por outro lado, para aqueles que semearam afetos, cuidados com a saúde e alimentação, e tiveram uma vida justa e reta diante de Deus, a velhice é estação de colheita! A oportunidade de desfrutar as muitas e belas vivências da vida conjugal, de acompanhar filhos bem casados, de aprender sobre as novas ferramentas tecnológicas com os netos, e ensinar canções antigas e histórias bíblicas para os bisnetos e tataranetos!

A estação da velhice chega para aqueles que tem o privilégio de viver para desfrutá-la. Até porque ela só acontece para todos os que atravessam os anos do verão, primavera e outono, seguindo adiante na jornada. Portanto, se você está chegando nela, ou se já a desfruta, seja grato a Deus!

Usufrua, sem pressa, da beleza de cada estação da vida. A vida é um conto ligeiro – mas que seja um conto muito feliz!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.