Coluna Elaine Cruz: Deixando o passado no passado

Reorganize sua mente. Renove sua fé e sua aliança com Deus

Elaine Cruz - 04/01/2018 08h00

Ao iniciar um novo ano, são muitos os planos a considerar. Novas agendas, novas metas, novas datas.

O problema é que nós não nos renovamos – nosso eu permanece, nosso temperamento, nossa vivência, nossas histórias, afetos e desafetos. Assim, corremos o risco de manchar todas as nossas expectativas e ideais com nosso velho jeito de resolver as coisas, com a nossa fórmula antiga de abrir o baú e vestir nossos relacionamentos e nosso futuro com trapos antigos.

Quando isto acontece, o discurso de que nada mudou nos convence, e acabamos cruzando os braços para o novo, resignados de nossa sorte ou infortúnio.

O bom de sermos humanos é que somos pensantes, realizadores, inteligentes e capazes de recomeçar depois da chuva ou da tempestade. Quando algo doloroso nos aflige, o sentimento de impotência nos faz repensar nossa real importância, e se formos sábios e humildes podemos buscar ajuda. A Psicologia é uma ferramenta importantíssima para nos ajudar a recompor nosso eu. Afetos são fundamentais para nos reposicionarmos na vida, e responsabilidades e metas futuras nos ajudam a levantar da cama todos os dias.

Entretanto, há algo que a Bíblia nos ensina: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12.2). Renovar a mente é nosso maior desafio – rever conceitos, refazer caminhos, reconsiderar atitudes, organizar afetos, fazer uma faxina em sentimentos. Significa decidir o que vamos continuar levando na nossa viagem ao longo do caminho que nos resta.

Deixe o passado no passado. Um fracasso não precisa levar a outro. Um amigo que não tem amizade por você não é amigo. Uma escolha errada pode ser corrigida ou abortada. Declare falência da sua raiva ou do seu remorso. Você pode fazer mais, amar mais, dedicar-se mais, sorrir mais.

Reorganize sua mente. Renove sua fé e sua aliança com Deus. Esteja pronto para experimentar e comprovar a sempre boa, agradável e perfeita vontade de Deus pra você.

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.