Leia também:
X Similaridades entre Hulk e alguns cristãos

A vida sem filhos 

Por mais que os filhos sejam parte do projeto de Deus para um casal, não é pecado um casal decidir não ter filhos

Elaine Cruz - 12/09/2019 12h10

Na atualidade, a vida agitada, as escolhas profissionais, e a faixa etária de muitos cônjuges têm feito com que muitos casais escolham viver a vida conjugal sem filhos. Além disso, há as questões médicas, especialmente nos casos em que o casal já tentou, em vão, engravidar várias vezes, ou que há risco de vida para a gestante ou de aborto espontâneo para o feto.

Por mais que os filhos sejam parte do projeto de Deus para um casal, não é pecado um casal decidir não ter filhos. Também não é coerente que um casal se separe por não poder gerar filhos, ou que se sinta acusado ou em pecado por serem estéreis, ou por decidirem seguir com suas vidas sem tentar uma nova inseminação ou um tratamento que não podem pagar.

Por maior que seja a cobrança social, especialmente da parentela, o casamento já inaugura uma família, com ou sem filhos. Como evangélicos, cremos em um Deus que pode curar e fazer milhares sobrenaturais, e temos vários exemplos de casais estéreis que foram abençoados por Deus com filhos. Mas nosso Deus, que nos dá o livre arbítrio com relação a filhos, também é soberano para usar seu poder na nossa vida: alguns casais não engravidam, e devem assumir uma vida conjugal abençoada por Deus, que pode ser feliz e plena mesmo sem filhos.

Casais sem filhos devem se dedicar mais ao casamento, e podem, ou não, fazer a escolha pela adoção de filhos. Precisam conversar muito, não se dobrando às cobranças sociais externas, mas buscando a amizade mútua, e vivendo a totalidade da alegria reservada ao casamento. Afinal, quando a nossa vida está entregue a Deus, Ele sempre estabelece os melhores planos para a nossa vida!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.