Leia também:
X O que usar para fazer fotos de gestante?

A onda do fake

É muito triste a inversão de valores que temos assistido, na qual a mentira tem sido usada para subverter a verdade

Elaine Cruz - 11/10/2018 09h37

Fake é uma palavra inglesa que significa falso, e que tem sido cada vez mais incorporada na nossa sociedade.

Temos assistido uma profusão das chamadas fake news – notícias falsas que visam denegrir pessoas, desestabilizar partidos políticos, promover insegurança econômica, desmoralizar empresas e convencer pessoas ingênuas.

As redes sociais estão cheias de vídeos duvidosos, e são muitos os que vivem para divulgar e produzir fake news, objetivando lucros e vantagens desonestas em diversas áreas.

Por mais que o termo fake news seja novo no Brasil, há muitos anos temos assistido um acréscimo do fake: bolsas e acessórios de marcas são copiados e vendidos em lojas e camelôs. Camisas masculinas e roupas em geral são falsificadas, muitas com etiquetas falsas, simulando marcas verdadeiras, e também são comercializadas quase que livremente. Até tênis são falsificados e vendidos a um grupo de pessoas que prefere se vestir de “marca”, mesmo sabendo que a mercadoria é falsa!

É muito triste a inversão de valores que temos assistido, na qual a mentira tem sido produzida ideologicamente, propagada e apresentada para subverter a verdade. Onde pessoas preferem o falso, aparentando ter o que não têm, e ser o que não são. Em que a prevalência da aparência e do engano supera a coerência da verdade e a lucidez da transparência.

Precisamos abortar a onda do fake, voltando a ser pessoas com fala, valores e atitudes verdadeiras!

Elaine Cruz é pastora no Ministério Fronteira, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro; Psicóloga clínica e escolar, especializada em Terapia Familiar, Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade; Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense; palestrante e conferencista internacional, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior; Mestre em Teologia pelo Bethel Bible College (EUA); e membro da Academia Evangélica de Letras do Brasil, com oito livros publicados.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.