Leia também:
X Contra a fome e pelo direito à alimentação

Valorize as pequenas coisas

Com o passar dos anos, com tantas experiências vividas, descobrimos que a felicidade não está condicionada às grandes conquistas

Edvaldo Oliveira - 27/01/2019 10h05


Mt 25.23 – “O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’”.

A maioria dos pregadores utiliza essa passagem para falar sobre a fidelidade nas finanças, dizendo que, se formos fiéis, ou seja, se honrarmos a Deus com os nossos dízimos e as nossas ofertas, mesmo enquanto ganhamos pouco, Deus vai nos fazer prosperar, no sentido de ganharmos muito dinheiro. Deus honra sim a nossa fidelidade, nos proporcionando bênçãos materiais e espirituais, mas a recompensa mencionada pelo evangelista Mateus parece ser bem mais abrangente do que o dinheiro.

Eu quero falar hoje sobre valorizar as pequenas coisas que Deus tem nos dado. Chamamos de “pequenas”, talvez porque não tenhamos percebido o quanto elas são importantes. Com o passar dos anos, com tantas experiências vividas, descobrimos que a felicidade não está condicionada às grandes conquistas, mas sim a dar o devido valor às pequenas coisas, a tudo que já conquistamos, ou possuímos.

Passamos a nossa vida em busca de grandes resultados, e não é pecado ter sonhos, um projeto de vida, querer melhorar nossa condição. O problema é quando passamos a ter prazer somente nas grandes coisas que adquirimos, deixamos de perceber o valor de algumas bênçãos que nos foram dadas e que são extremamente valiosas, fazendo com que se tornem comuns para nós.

Por exemplo: muitas pessoas dizem que o tempo está passando muito rápido. Ouvimos isso muitas vezes. Pergunte a alguém que está preso, cumprindo pena, se o tempo está passando rápido. Ele vai dizer que as horas e os dias se arrastam. Sabe porque? Porque a percepção daquele que está preso é diferente daquele que tem liberdade. Ter liberdade, portanto, é uma benção, uma “pequena coisa”, que muitas vezes tem o seu valor menosprezado por nós.

Outro exemplo: você acordou hoje ao lado da sua família? De seus pais, seus irmãos, sua esposa, ou seus filhos? Muitas pessoas só valorizam a presença da família quando, por alguma circunstância, estão longe dela. Os velórios são lugares onde são prestadas as maiores homenagens e, infelizmente, quem deveria ouvi-las não pode mais ouvir. É porque não valorizamos as pessoas que Deus colocou ao nosso lado, e só depois que as perdemos ou que nos distanciamos, é que percebemos o quanto elas eram importantes e especiais para nós.

Seja fiel no pouco, valorize as pequenas coisas que Deus tem te dado, e Ele te colocará sobre o muito, o que, segundo o texto, é participar da alegria de Deus, entrar na alegria do Senhor. Quando damos o devido valor às pequenas coisas que temos recebido, Deus coloca uma paz e uma alegria enormes em nosso coração. Mesmo nos dias em que estivermos enfrentando problemas, essa paz vai permanecer, e vai nos dar forças para prosseguir.

ORAÇÃO
Pai, somos gratos ao Senhor por tudo O que temos recebido de ti. Nos perdoe porque muitas vezes nos acostumamos tanto com a vida, que não damos o devido valor às bênçãos que temos desfrutado, nos alegrando somente diante das grandes conquistas. Que sejamos fiéis e gratos pelo pouco, para que o Senhor nos coloque sobre o muito, que é desfrutar da Tua presença, recebendo a paz do Senhor e a alegria verdadeira em nosso coração. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.