Leia também:
X O amor se esfriou

Vai passar

Apesar das perdas, o que nos conforta é saber que tudo isso vai passar

Edvaldo Oliveira - 12/07/2021 07h00

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Coríntios 4:16-18 NVI)

Nesses últimos tempos, temos experimentado uma situação nunca vivenciada antes por nossa geração, a pandemia provocada pelo coronavírus. No passado, já houve outras pandemias. A gripe espanhola, por exemplo, que dizimou milhões de pessoas no mundo ‒ muito mais do que a de Covid-19 ‒, aconteceu entre 1918 e 1920. Ela teve um começo, teve o seu auge e teve um fim.

Eu não quero minimizar os efeitos e os danos que a crise atual tem causado à nossa sociedade. Já são mais de 500 mil mortes só aqui, no Brasil. O que quero dizer hoje nesta mensagem é que, apesar das perdas que temos agora, o que nos conforta é saber que tudo isso vai passar.

Não desanime! Eu sei que tem sido exigido mais de você do que o normal. Todos nós estamos de alguma forma extremamente desgastados. A nossa rotina foi mudada de forma drástica. Temos sido obrigados a viver uma nova realidade, e isso não tem sido fácil. Mas, embora por fora estejamos desgastados, interiormente, em nosso espírito, o Senhor nos renova todos os dias. O Espírito Santo é nosso companheiro nessas horas tão difíceis. Ele coloca em nosso coração esperança e nos faz ter forças para encarar o nosso dia.

Outra coisa que Paulo enfatizou nesse texto é que o nosso sofrimento é leve e passageiro, ou seja, tem um fim. Acredite, em breve vamos poder olhar para trás e, com um sentimento de alegria, vamos poder celebrar juntos por termos vencido essa crise.

Eu sei que as perdas que tivemos são irreparáveis, que aqueles que se foram nunca poderão ser esquecidos e que nada substituirá a ausência deles, mas temos a certeza de que o Senhor tem misericórdia daqueles que sofrem.

Quando lemos, nos relatos bíblicos, que Deus às vezes ordenava que Israel invadisse uma cidade e matasse todos os seus habitantes, pensamos: Como assim, Deus? Até as crianças?

Não pense que Deus desamparava aquelas pessoas. Deus as recebia de braços abertos na glória; afinal, Ele sempre teve um propósito de conquista para Israel, mas não retirava a Sua misericórdia de sobre quem estava sendo morto. O sofrimento do povo precedia a glória eterna que este iria experimentar, e essa glória não se compara à dor pela qual ele tinha passado.

E, para terminar, Paulo nos desafia a fixar nossos olhos naquilo que não estamos vendo, pois o que vemos é passageiro, mas o que não vemos, mas cremos, pela fé, é eterno.

Eu sei que nesse momento o que temos visto é morte e destruição, mas eu o convido a olhar para cada situação que tem lhe afligido pelos olhos da fé e, pela fé, enxergar um futuro melhor. Continue orando, continue crendo, pois o Senhor agirá no tempo certo!

Oração
Pai amado e querido, queremos Te agradecer pela Tua misericórdia, pelo Teu amor e pelo Teu perdão.

Senhor, oro neste momento por todos aqueles que estão desanimados e sem forças diante dessa crise. Contempla os que estão lutando contra enfermidades e os que foram atingidos em alguma área da sua vida, de forma direta ou indireta, pela crise ‒ seja na sua saúde, nas suas finanças, nas suas emoções ou na sua vida espiritual. Faz-nos enxergar com os olhos da fé, pois somente com a fé no Senhor é que seremos capazes de vencer esse período tão difícil que temos enfrentado. Supre as necessidades dessa família. Abre as portas de emprego para esse irmão e essa irmã, para que tenham como trazer o pão para dentro da sua casa. Sabemos que tudo isso vai passar e que, em breve, estaremos bem. Por tudo isso, nós oramos e Te agradecemos em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.