Leia também:
X O complô internacional para desconstrução da família tradicional

Tenha inteligência emocional

As palavras que falamos no momento de ira são como espadas

Edvaldo Oliveira - 05/08/2021 07h00

Tenha inteligência emocional Foto: Pixabay

“As palavras dos maus são uma armadilha mortal, mas as palavras das pessoas corretas salvam os que estão em perigo.”(Provérbios 12:6 NTLH)

É fácil perdermos o controle ao longo dia. Muitas vezes começamos motivados e inspirados a ser melhores, a dar o melhor de nós e a tratar as pessoas da maneira mais correta possível. Porém, uma série de pequenas coisas vai acontecendo, tudo acaba se acumulando e transformando-se num grande estresse.

Nesse momento, temos o costume de “descontar” esse grande estresse em alguém que não tem nada a ver com o motivo real da nossa ira; em geral, uma pessoa querida do nosso núcleo familiar. E, quando chegamos ao ápice do nosso estresse, não conseguimos visualizar o que nos fez chegar até ali, mas é necessário que façamos isso. Devemos trilhar um caminho para podermos reconhecer a raiz do problema e parar de descontar nos outros a nossa própria frustração.

As palavras que falamos nos momentos de ira são como espadas e podem ferir profundamente as pessoas que mais amamos. Logo, precisamos ter inteligência emocional para lidar melhor com o estresse diário e tomar boas decisões ao longo do dia. Sendo assim, em vez de vivenciarmos nosso dia de qualquer forma, passando por toda situação que nos cause estresse de forma acelerada e corriqueira, devemos parar, refletir um pouco sobre aquela situação e entregá-la nas mãos de Deus.

Não é sobre fingirmos que aquilo não nos afeta, e sim sobre reconhecermos que nos afetou, tirou do sério. Se tivermos inteligência emocional para identificar o estresse assim que ele começa, ao fim do dia os nossos problemas não se acumularão e teremos plena consciência do que nos aflige. É mais fácil lidarmos com um problema quando sabemos exatamente onde ele começou e onde termina.

Quero orar com você.

Deus, obrigado por Tua Palavra e por Teu amor. Perdoa-nos, pois muitas vezes nós nos agarramos à ira, acabamos agindo de forma imprudente e magoamos as pessoas que mais amamos com as nossas palavras, e isso nos desestabiliza e paralisa.

Senhor, queremos ter inteligência emocional, agir com sabedoria e ter o Teu Espírito Santo em nós, pois, com Ele, nós conseguiremos lidar com os problemas do dia a dia de forma sábia e prudente.

Pai, guia-nos no caminho da paz e da sabedoria. Em nome de Jesus, amém!

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.