Leia também:
X O amor é a resposta

Perdoe-se

O Senhor nos concede oportunidades para que possamos melhorar

Edvaldo Oliveira - 25/07/2021 07h00

Perdoe-se Foto: Pixabay

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” (1 João 1:9)

Durante a nossa vida, cometemos muitos erros. É impressionante a facilidade que temos de errar. A cada dia, a cada hora e a cada minuto, cometemos um erro atrás do outro. Graças a Deus, nós podemos pedir perdão e receber do Senhor outra oportunidade não para abusar e continuar a errar, mas para melhorar a cada dia.

Mas e quando, mesmo depois de alcançarmos o perdão de Deus ‒ e às vezes até o perdão da pessoa a quem ofendemos ‒ ainda assim, dentro de nós, sentimos uma tristeza muito grande, que nos faz voltar à cena em que erramos, toda vez que colocamos nossa cabeça no travesseiro para dormir?

Isso acontece porque muitas vezes recebemos o perdão, mas não perdoamos a nós mesmos. Carregamos nossos erros como se eles definissem quem somos e vivemos uma vida pesada, com os ombros totalmente cansados de carregar tanto remorso. Mas, em Romanos 8:1, está escrito: “Portanto, agora não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus”.

O diabo sempre nos acusa e traz à nossa memória tudo de ruim que fizemos. E isso faz com que nos enxerguemos as coisas a partir de nossos erros. Contudo, uma vez que tenhamos nos arrependido e sido perdoados, o que cabe a nós é olhar para frente e caminhar para o que está diante de nós. Não podemos mudar o passado. Mas podemos mudar o presente e nos tornar diferentes a partir de agora.

Todavia, o que acontece muitas vezes é que, quando temos uma visão dura e severa de nós mesmos, também vamos ter essa mesma visão dos outros. Algumas pessoas são tão injustas com os outros, tão irredutíveis e tem tanta dificuldade de perdoar que acabam agindo dessa forma consigo mesmas.

Se temos dificuldade de perdoar os outros, não conseguiremos lidar bem com os nossos erros. Mas se reconhecermos que seres humanos são falhos por natureza, entenderemos que as pessoas à nossa volta podem nos decepcionar, mas elas têm o direito de consertar as coisas ‒ assim como nós também temos a oportunidade de nos tornar melhores a cada dia.

Tenha sabedoria. Perdoe os outros e a si mesmo. Este é um desafio diário, mas Deus está disposto a nos ajudar nisso!

Eu quero orar com você.

Deus, obrigado por Tua palavra e por Teu amor. Senhor, perdoa-nos por estarmos sempre carregando tanto peso e deixando que o passado seja mais presente do que o “hoje”, o “agora”. Entregamos a nossa vida em Tuas mãos e pedimos que o Senhor nos dê sabedoria para perdoarmos os outros, para entendermos que não somos melhores do que ninguém e também para que possamos perdoar a nós mesmos, pois nossos erros não nos definem, e sim o que o Senhor diz sobre nós. Ajuda-nos nesse processo diário. Nós Te pedimos isso em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.