Leia também:
X Sobre 2020

Saudades dos cultos

Existe algo maravilhoso e sobrenatural quando nos reunimos com a igreja para louvar a Deus

Edvaldo Oliveira - 03/01/2021 08h00

Salmos 42: 4 – Quando me lembro disto, dentro de mim derramo a minha alma: pois eu havia ido com a multidão; fui com eles à casa de Deus, com voz de alegria e louvor, com a multidão que festejava.

Existe algo maravilhoso e sobrenatural quando nos reunimos com a igreja para louvar a Deus. Este salmo foi escrito por Davi, quando ele estava fugindo e se escondia nas cavernas. Ele fala sobre a falta que o rei sentia da presença de Deus e compara essa ausência à sede. O templo era o lugar onde o salmista poderia estar perante a face do Senhor. Para o povo judeu, era o lugar da habitação de Deus, o local físico onde a presença do Senhor se manifestava.

Nesse momento de pandemia, muitos cristãos têm sentido saudades dos cultos e das reuniões no templo, e dá para entender isso. Realmente é muito bom quando nos reunimos em nome de Deus, com hinos, salmos, ensinamentos, palavra de revelação, e tudo isso é feito para a edificação da igreja. No Salmo 35: 18, está escrito: “Eu te louvarei na grande congregação, entre os povos te celebrarei”.

O que não podemos fazer é condicionar o nosso relacionamento com Deus a um culto

O culto a Deus é o momento em que unimos a nossa fé como a da igreja e celebramos o Deus único e verdadeiro, Criador dos céus e da terra, Senhor do universo.

O que não podemos fazer é condicionar o nosso relacionamento com Deus a um culto, a uma celebração, a uma reunião ou a um momento durante a semana. Fica parecendo que Deus está presente apenas durante o culto, sendo que ele está conosco em todo o tempo.

Esse é um tempo em que a nossa fé está sendo testada, e estamos sendo aprovados ou reprovados por Deus. Se a ausência dos cultos presenciais esfriou a sua fé, é preciso rever em que você está firmado: numa instituição, num cargo, na figura de um pastor, de um padre ou de um líder. Ou você está verdadeiramente firmado na rocha que é Cristo?

Não é recomendável levar uma vida cristã longe da igreja e da comunhão com os irmãos. É algo muito difícil. Mas e se isso for exigido de nós por um tempo? Iríamos sobreviver? Até que ponto nos apoiamos em uma liturgia ou num ritual para permanecermos em Cristo? Os verdadeiros adoradores são aqueles que adoram a Deus em espírito e em verdade, de forma incondicional, não somente no templo, mas onde estiverem.

Oração

Senhor, eu te peço que todo transtorno provocado pela pandemia passe logo e que, em breve, possamos ter de novo a liberdade de rever as pessoas que amamos e cultuar ao Senhor junto delas. Que a nossa fé não esteja firmada em uma reunião, um lugar físico nem em uma figura humana, mas que estejamos firmados em Cristo, pois ele é o motivo da nossa adoração e do nosso louvor. Eu oro em nome de Jesus, amém!

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE

 

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Leia também1 Tirullipa ouve louvor e declara: 'Receba esse milagre na sua vida'
2 Mourão se "recupera bem", mas tem "dores leves pelo corpo"
3 CPF pode se tornar o único número oficial em documentos
4 Benefícios da redução da queima de fogos no Réveillon

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.