Leia também:
X Jornalista da Folha diz que é preciso parar de falar o nome de Jesus

Quebrando as barreiras que me cercam

A carga excessiva que carregamos cria barreiras que afetam a nossa vida

Edvaldo Oliveira - 02/07/2021 07h00

Quebrando as barreiras que me cercam Foto: Pixabay

“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês.”(Mateus 11:28)

Nesse tempo de crise, muitas pessoas têm se sentido sobrecarregadas. Certamente é uma das piores sensações que existem é quando percebemos o peso dos problemas sobre os nossos ombros e quando as situações que nos afligem se multiplicam e não conseguimos lidar com elas. Essa carga excessiva que carregamos cria barreiras que acabam afetando todas as áreas da nossa vida.

Essa sobrecarga pode afetar nosso relacionamento amoroso, pois é comum querermos descontar nossa frustração em nosso parceiro, mesmo que este não tenha culpa pelas coisas que, na verdade, só dizem respeito a nós mesmos. Além disso, acabamos nos irritando por qualquer motivo com pessoas do nosso núcleo familiar e agimos com ingratidão quando as coisas não estão saindo exatamente da forma como as planejamos.

Toda essa irritação acaba criando certas barreiras em nós; barreiras que nos impedem de orar, de sorrir e de nos relacionar de forma saudável com as pessoas à nossa volta. Deus quer nos aliviar dessa carga pesada que carregamos todos os dias, pois ela nos prejudica e prejudica quem está ao nosso redor.

Quando estamos nos sentindo assim, sobrecarregados, nossa primeira reação é nos esconder de Deus, mesmo sabendo que isso é impossível. Deixamos de orar, de buscar ao Senhor e de ler a Palavra. Obviamente que essas atitudes não nos deixam aliviados; pelo contrário, parece que a carga que estava sobre nós fica ainda mais pesada. Essa carga se junta à culpa que sentimos por estar afastados de Deus e fica mais difícil ainda de ser carregada.

Deus não diz para nos afastarmos Dele quando estivermos sobrecarregados. Ao contrário! Na verdade, nesse momento, Ele nos convida para mais perto; convida-nos a depositar a nossa sobrecarga diante Dele. Assim, Ele nos dará alívio e quebrará as barreiras que o excesso de bagagem criou em nós.

Pare hoje de adiar esse momento de desabafo na presença do Senhor. Acredite: Ele não o julgará e não estranhará sua irritação e seu cansaço, pois o Senhor o conhece mais do que ninguém. Aproxime-se (ou se reaproxime) do Senhor hoje. Ele quer quebrar as barreiras que o cercam e aliviar as cargas que o sobrecarregam.

Agora, quero orar com você!

Pai amado e querido, somos eternamente gratos pelo Teu amor e pela Tua Palavra, que sempre nos edifica e nos ensina a ser melhores todos os dias. Perdoa-nos, pois temos fugido de Ti; temos tentado esconder de Ti as coisas que nos paralisam, aquilo que tem pesado sobre os nossos ombros dia e noite, como se o Senhor não soubesse exatamente o que nos aflige. Hoje queremos aproximar-nos de Ti, mesmo com o nosso coração totalmente amargurado, quebrado por dentro; mesmo com os nossos ombros sobrecarregados por tanto peso e tanta angústia. Nós entramos em Tua presença, entregamos todos os nossos problemas a Ti e Te pedimos, Senhor: Dá-nos descanso! Dá-nos a Tua paz e faz-nos sentir a Tua doce e poderosa presença. Nós oramos a Ti e Te agradecemos em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.