Leia também:
X Telemedicina para o aborto, a morte com apoio virtual

Quando vivemos uma mentira

Encarar a realidade significa sair da zona de conforto da ilusão

Edvaldo Oliveira - 18/07/2021 07h00

“Quem pratica a fraude não habitará no meu santuário; o mentiroso não permanecerá na minha presença.” (Salmos 101:7)

O hábito de mentir se tornou tão comum para algumas pessoas que elas adotaram isso como estilo de vida. Você conhece alguém que mente tanto que, se contar a mesma história quatro vezes, nas quatro vezes contará uma versão diferente, pois acrescentará mais alguma coisa à história? Pois é! Algumas pessoas mentem de forma deliberada. Porém, existe outro tipo de mentira que, talvez, por ser menos perceptível, não é tão condenada. Existem mentiras que contamos para nós mesmos seja para nos consolarmos por alguma coisa, seja para não lidarmos com algumas coisas difíceis. E às vezes contamos tanto uma mentira para nós mesmos que, em nossa mente, ela passa a ser verdade, e isso nos faz viver uma ilusão.

Algumas situações são dolorosas demais e traumáticas, e isso pode fazer com que nós tentemos convencer-nos de que as coisas não aconteceram exatamente da forma como de fato aconteceram. Mas isso nos prejudica de uma maneira direta, pois, uma vez que nós não enxergamos uma situação de forma real, como poderemos lidar com ela de fato?

Encarar a realidade significa sair da zona de conforto da ilusão, e é aí que muitos de nós param, pois ninguém quer sair da zona de conforto. Contudo, é muito melhor encarar uma verdade dolorosa do que viver uma bela mentira, pois uma mentira vivenciada por muito tempo cobrará lá na frente suas consequências, e essas podem ser fatais.

Avaliando o nosso coração e a nossa mente de forma honesta e sem rodeios, nós conseguimos enxergar exatamente a realidade de algumas situações. Conseguimos ver em que erramos, em relação ao que devemos pedir perdão. Conseguimos perceber onde temos que dar um passo atrás e nos consertar com alguém. Conseguimos determinar as coisas que têm quem ser retiradas de nossa vida, se pararmos de mentir para nós mesmos dizendo que essas coisas nos fazem bem, quando, na verdade, sabemos que elas não agradam a Deus e matam nossa alma aos poucos.

Se algumas pessoas não conseguem sequer encarar o próprio reflexo no espelho, imagine encarar as áreas de sua vida que precisam de conserto! E quem sabe, depois de tanto tempo vivendo uma mentira, elas realmente tenham até perdido a noção da realidade de algumas situações. Mas hoje Deus quer trazer essas situações desconfortáveis à tona e para que lidemos com elas não sozinhos, e sim com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

Oração
Deus, obrigado por Tua Palavra e por Teu amor. Senhor, perdoa-nos, pois contamos mentiras a nós mesmos há tanto tempo que acabamos acreditando nelas e agora vivemos uma ilusão. Deus, abre nossos olhos e mostra-nos a realidade, por mais dolorosa que ela possa ser às vezes. Não conseguiremos lidar com o que não vemos e não enxergamos de forma clara aquilo que está mascarado por uma ilusão. Deus, confiamos no Senhor e sabemos que o Senhor nos ajudará com as situações que doem, que nos tiram da zona de conforto. Nós colocamos nossa vida em Tuas mãos, pois não queremos mais viver uma vida de ilusão. Em nome de Jesus, amém!

 

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.