Leia também:
X #18 Cristão pode fazer sexo anal?

Promessas e responsabilidades

Você pode caminhar firmado nas promessas de Deus, mas lembre-se de que você também tem responsabilidades

Edvaldo Oliveira - 30/08/2020 08h00

 

Josué 1: 8 – Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Geralmente, quando Deus libera uma promessa pra nós, ela deve ser seguida de uma atitude da nossa parte. Não que Deus precise de nós para que a sua vontade se cumpra, mas porque ele tem prazer na nossa obediência.

A morte de Moisés e o estabelecimento de Josué como novo líder sobre Israel representa o início de um novo tempo. Deus queria que Israel saísse do tempo de deserto para leva-los a um tempo de conquistas. E quando o Senhor viu a situação do povo por causa da morte de Moisés, ele escolheu outro líder, Josué, e liberou uma palavra de ânimo e encorajamento a ele. Israel precisava viver um novo tempo, uma nova fase.

Assim como o Senhor falou a Josué, ele fala hoje contigo. Deus quer colocar você em um tempo de conquistas. Você pode caminhar firmado nas promessas de Deus, mas lembre-se de que você também tem responsabilidades.

Embora Canaã fosse uma terra boa, era uma terra povoada pelos inimigos

Deus disse que ninguém poderia resistir a Josué, todos os dias da sua vida; como ele foi com Moisés, assim também seria com Josué; não o deixaria nem o desampararia.

Uma promessa tremenda. A mesma unção que havia sobre Moisés, de liderança, de milagres e de conquista, estava sobre Josué. E Deus diz que estaria com ele o tempo todo. Josué tinha que ouvir aquela promessa para que a sua fé fosse fortalecida, porque, embora Canaã fosse uma terra boa, era uma terra povoada pelos inimigos.

Mas a promessa de Deus trazia consigo responsabilidades, ou seja, deveria ser seguida de atitudes: Josué deveria se encher da Palavra de Deus, falar da Palavra e estudar a Palavra. Essa orientação serve pra nós. Somente conhecendo a Palavra é que iremos conhecer a vontade do Senhor e andar nos seus caminhos, e a obediência fará com que sejamos bem sucedidos.

Oração

Senhor, eu oro para que as suas promessas se cumpram na vida desse irmão e dessa irmã, mas que eles possam entender a importância de assumir a responsabilidade de conhecer e viver a sua Palavra. Nos tire do deserto e estabeleça um tempo de

 

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE

 

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.