Leia também:
X O Colégio Batista Getsêmani e a crença cristã acerca da família

Palavra para animar um coração ansioso

A depressão tem sua origem em um coração ansioso

Edvaldo Oliveira - 01/08/2021 07h00

Palavra para animar um coração ansioso Foto: Pixabay

“O coração ansioso deprime o homem, mas uma palavra bondosa o anima.” (Provérbios 12:25 NVI)

Muitas pessoas têm entrado em depressão nesse tempo de crise e de pandemia, e isso é preocupante. A depressão é a resposta da nossa mente e do nosso corpo aos problemas que estamos enfrentando. Ela não pode ser associada à falta de fé, como alguns dizem. Vemos, na Bíblia, que homens que tinham muita fé, que até estão na galeria dos heróis da fé, tiveram seus momentos de dúvida, fraqueza.

Tiago diz que Elias era um homem sujeito às mesmas paixões que nós. Elias foi um homem tremendamente usado por Deus, alguém que derrotou 450 profetas de Baal, orou, e Deus atendeu, fazendo cessar as chuvas por três anos e meio (Tiago 5:17). Mas, depois, por causa do medo, Elias se escondeu dentro de uma caverna.

Isso mostra que posso ter um relacionamento íntimo com Deus, conhecer a Palavra, já ter experimentado grandes milagres e livramentos e, mesmo assim, por conta dos problemas que eu estiver enfrentando, posso ter um momento de ansiedade e, conforme o grau dessa ansiedade, em seguida ser tomado por uma profunda depressão.

Salomão afirma nesse texto (Provérbios 12:25) que a depressão tem sua origem em um coração ansioso. O que o tem deixado ansioso? O que tem trazido preocupação à sua mente?

Há situações que vão requerer de nós algum tipo de ação imediata, por isso é importante nos ocuparmos com elas, nos prepararmos para enfrentá-las, nos conscientizarmos da sua importância e ordená-las de forma correta em nossas prioridades.

Porém, existem outras situações que fogem ao nosso controle. Para com essas, vamos ter que ser pacientes. Toda situação difícil que enfrentamos é uma oportunidade de exercitarmos a nossa fé, a nossa perseverança, de sermos usados pelo Espírito Santo e aperfeiçoados no amor de Deus.

Em suma, em algumas situações que está vivenciando, você deve levantar-se e agir, usando as armas que tem para resolvê-las; em outras situações, a sua atitude deve ser somente entregá-las ao Senhor e descansar Nele.

Não entre em desespero. O desespero é a ausência da esperança.

James Hunter escreveu que devemos vigiar primeiro os nossos pensamentos, porque pensamentos geram palavras. As palavras, por sua vez, geram ações. Essas ações viram hábitos que passamos a cultivar em nossa vida. Os hábitos moldam o nosso caráter. E o caráter determina o nosso destino. Acabamos nos tornando aquilo que pensamos.

Ao mesmo tempo que a ansiedade provoca a depressão, o texto de Provérbios diz que a palavra bondosa produz ânimo. Podemos ver, portanto, a importância de nos alimentarmos da Palavra de Deus, de louvores, de testemunhos de bênçãos, pois essas coisas vão edificar a nossa vida e dar-nos forças para prosseguirmos em nossa caminhada.

Não é que devemos nos alienar em relação a tudo que está acontecendo, minimizando os fatos que chegam até nós todos os dias. Mas devemos nos lembrar do Deus a quem servimos, das promessas Dele na Sua Palavra, dos livramentos e dos milagres que já recebemos. Todas essas coisas vão nos dar força, coragem e ânimo para vencermos no dia a dia.

Várias vezes no Antigo Testamento, os israelitas são desafiados a olhar para o passado e a lembrar-se de quantas maravilhas Deus já havia feito na vida deles. Assim também deve ser conosco. Se chegou até aqui, você certamente tem uma história de vida que talvez seja até marcada pela dor e pelo sofrimento, mas Deus esteve com você o tempo todo. E o mesmo Deus que o trouxe até aqui é capaz de fazer com que você continue vencendo as batalhas que tiver de enfrentar.

Meu irmão, minha irmã, não permita que a ansiedade leve você a um quadro de depressão. Confie no Senhor. Deposite toda a sua esperança nele. Converse agora com Deus e diga a Ele o que tem lhe angustiado. Jesus disse assim: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28-30 NVI).

Você não precisa continuar caminhando sozinho. Convide Deus para fazer parte do seu caminhar dia após dia. Entregue seus problemas nas mãos do Senhor. Eu não estou dizendo que Ele vai resolver tudo para você. Isso depende da vontade Dele, que é soberana, mas, por certo, Ele não vai deixar que você carregue um fardo tão pesado que não possa suportar. Ele o ama e quer cuidar de você e da sua família. Ele vai fortalecê-lo para que você possa enfrentar qualquer dificuldade.

Oração
Pai amado, nós Te agradecemos pela Tua Palavra, que sempre vem ao encontro das nossas necessidades. O Senhor conhece o nosso coração. Eu oro nesse momento por todos aqueles que têm vivido dias difíceis, pelos que estão sofrendo com a pandemia e a crise, pelos que perderam pessoas queridas por conta da Covid-19, pelos que estão lutando contra essa enfermidade e aguardam por uma vaga nos leitos dos hospitais.

Senhor, dê sabedoria e empatia aos nossos governantes nas esferas federais, estaduais e municipais, para que eles encontrem o melhor caminho para vencer essa doença e para que as mortes que têm acontecido não se multipliquem como têm se multiplicado.

Pai, supre as necessidades materiais dessa família abatida pela crise. Abre as portas para aqueles que perderam seus empregos e sua renda. Visita a mente de cada pessoa que está tomada pela ansiedade e pela depressão.

Eu oro em especial por essas crianças que têm ficado em casa, que deixaram de se socializar, para que nenhuma sequela emocional as atinja futuramente.

Cremos na aliança que o Senhor tem com o Teu povo, por isso nós oramos e Te agradecemos, em nome de Jesus. Amém.

Se essa palavra abençoou a sua vida nesse dia, quero lhe pedir duas coisas:

1. Mande essa mensagem para alguém que você ama e que sabe que está passando por um momento difícil. A Palavra do Senhor tem o poder de gerar vida, de fortalecer as pessoas e até de tirá-las de um quadro depressivo.

2. Eu quero ouvir a sua opinião e o seu comentário a respeito desse assunto. Você já enfrentou ou tem enfrentado atualmente algum problema, alguma situação que o levou a ficar preocupado, que tirou o seu sono e que fez com que você chegasse a um nível alto de ansiedade ou de depressão? Saiba que você não está sozinho. Compartilhe a sua experiência aqui, e vamos orar uns pelos outros. A Palavra do Senhor diz que a oração do justo tem poder, é eficaz (Tiago 5:16).

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.