O que é ser cristão?

Ser cristão vai muito além de adotar uma cartilha daquilo que pode e o que não pode

Edvaldo Oliveira - 14/07/2019 08h00

1 Coríntios 11: 1 – “Sigam o meu exemplo como eu sigo o exemplo de Cristo”.

O que é ser cristão? A palavra cristão significa pequeno cristo. Trata-se de um discípulo, ou seja, um seguidor de Jesus. Uma das últimas instruções que Jesus deu aos apóstolos foi para que eles fossem por todos os lugares e fizessem discípulos. O que seria, então, ser um cristão? Será que é fazer parte de uma denominação religiosa? Podemos dizer que ser discípulo de Jesus é passar a ouvir músicas gospel? Será que é simplesmente ser batizado? Ser cristão é frequentar cultos ou missas, ter uma carteirinha de membro, cantar em um grupo de música, ou num coral e ter um cargo na igreja? Ou podemos chamar de cristãos aqueles que passaram a adotar hábitos saudáveis, eliminando os vícios da sua vida? Todas essas coisas têm o seu grau de importância, algumas mais do que as outras, mas quais seriam as reais evidências que revelam que uma pessoa verdadeiramente é de Cristo?

A verdade é que ser cristão vai muito além de adotar uma cartilha daquilo que pode e o que não pode. Ser discípulo de Jesus é seguir os passos dele, permitindo que o Espírito de Deus entre na nossa vida e transforme o nosso caráter, nos tornando semelhante a Jesus.

O novo nascimento é a marca do cristão. Trata-se de uma mudança que o Espírito Santo provoca em nós. Continuamos com a velha natureza dentro de nós, e uma tendência carnal, mas a natureza de Deus agora prevalece em nossas ações.

Aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado. Embora o velho homem ainda permaneça em nós, o pecado será um acidente na nossa vida. Não levaremos mais uma vida de pecado, mas teremos uma vida de vitória sobre o pecado.

Outra evidência diz respeito ao amor. Quem não ama seu irmão permanece na morte e não pertence a Cristo. O amor, provado com atitudes práticas, mostra que somos seguidores de Jesus. É quando temos a capacidade de negarmos a nós mesmos, de abrirmos mão da nossa vontade e até do nosso direito em favor de outros.

Aqueles que são discípulos de Jesus também professam pela fé, de uma forma sincera, que Jesus é o filho de Deus que veio em carne, e que morreu por nós. Arrependa-se dos seus pecados, receba Jesus em seu coração e tenha a sua vida transformada, para que você seja um verdadeiro seguidor de Jesus.

Oração

Senhor, nos ensina a sermos verdadeiros cristãos. Que a nossa fé não esteja firmada em uma religião, em uma denominação, um líder, um título ou em um cargo, mas que a presença do teu Espírito em nós provoque uma mudança genuína, que evidencie que somos seus filhos. Eu oro em nome de Jesus, amém.

 

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo