Leia também:
X Carta aberta à Confederação Israelita do Brasil

O amor é a resposta

Em tempos sombrios, devemos encher-nos de amor

Edvaldo Oliveira - 24/07/2021 07h00

O amor é a resposta Foto: Pixabay

“Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (1 João 4:8)

Vivemos dias extremamente difíceis. Estamos vendo as coisas irem de mal a pior, e tudo se torna ainda mais doloroso quando pessoas insistem em afirmar que nada está acontecendo e que a dor que outros estão experimentando não passa de invenção. Pessoas reais estão passando por problemas reais, mas infelizmente muitos cristãos têm tido uma visão apática e bastante fria de toda essa situação. Num momento em que a dor se alastra de forma devastadora, nós recorremos a Deus em busca de resposta, e que resposta encontramos: o amor.

Em tempos sombrios, devemos encher-nos de amor. Parece bastante vago afirmar esse tipo de coisa, porém isso só acontece quando não sabemos exatamente o que significa amar.

Na realidade, o amor pode ser cultivado e demonstrado de diversas formas ‒ mandando uma mensagem dizendo que estamos com saudades de alguém e perguntando como essa pessoa está nesse momento; enviando, pelo correio, um livro que você sabe que a pessoa gostaria de ganhar; marcando um café da tarde online, em que você e a pessoa montam suas próprias mesas e se falam por videochamada apenas para se verem, conversarem um pouco e cultivarem a amizade.

Essas são apenas algumas atitudes práticas que nos permitem cultivar e propagar o amor. Mas um dos maiores atos de amor que podemos ter por alguém é o de orarmos por essa pessoa. E, mesmo que ela nem fique sabendo disso, Deus está sabendo, e o amor é cultivado por meio disso.

É fácil cairmos na armadilha de cultivarmos apenas escuridão e desesperança em situações como a atual que vivemos em nosso país. Contudo, Cristo nos chama para uma nova perspectiva e um novo jeito de lidarmos com toda essa situação. É tempo de nos enchermos de Deus, da Sua Palavra e da presença do Espírito Santo, pois, em tempos sombrios, o amor é a resposta.

Chega de posicionamentos radicais com base em ideologias baratas e insensíveis à dor alheia. Não é preciso ser um especialista para olhar à volta e ver que as coisas não estão bem. Não é tempo de nos defendermos e defendermos discursos irresponsáveis. É tempo de enxergarmos o nosso próximo de verdade. É tempo de agirmos como Jesus agiria: colocando a dor do nosso próximo acima da nossa. O amor é a resposta, e Cristo deseja nos encher com o amor Dele.

Eu quero orar com você.

Deus, obrigado por Tua Palavra e por Teu amor. Senhor, perdoa-nos, pois infelizmente caímos na armadilha da apatia e do fanatismo, usando nossa força para defender uma ideologia, enquanto agimos com menosprezo pela dor do nosso próximo, que está bem ao nosso lado, como se ela não fosse real.

Deus que o Teu povo não seja mais conhecido por ser radical no discurso, e sim na prática. Que o nosso amor seja maior do que a nossa disposição de emitir juízo, pois a nossa justiça é como um trapo de imundície, como diz a Tua palavra.

Pai, ensina-nos a enxergar uns aos outros e coloca-nos em nosso devido lugar. Tira de nós toda insensibilidade e ar de superioridade e ajuda-nos a trilhar o caminho do amor. Enche-nos de amor, do Teu amor, e esvazia-nos de nós mesmos. Em nome de Jesus, oramos. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.