Leia também:
X Use o que você tem

Mantendo a esperança

Manter a esperança é um estilo de vida

Edvaldo Oliveira - 02/05/2021 08h00

Mantendo a esperança Foto: Pixabay

“Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo” Romanos 15:13

Vivemos em um tempo em que te sido difícil manter a esperança. É difícil encarar essa realidade, mas pior é negar o que está ao nosso redor e ficar tentando convencer a nós mesmos de que está tudo indo bem, e que todos os problemas à nossa volta não passam de invenção.

Nos ensinaram que manter a esperança é olharmos apenas para as coisas boas, apenas para os pontos positivos e ficarmos focados somente nisso, mas não é necessário muito tempo para que percebamos que a nossa vida não é feita só de coisas boas, e em tempos como esse por exemplo, é raro receber notícias boas. O que faremos então, quando a nossa volta tem mais pontos negativos do que boas notícias? Nós vamos fingir que estamos bem e que somos feitos de aço? Como manter a esperança em meio ao caos?

Manter a esperança tem muito mais a ver com ser honesto consigo mesmo em relação a tudo que você está sentindo, pensando e vivendo do que com uma busca desenfreada e desesperada para sentir-se feliz e satisfeito o tempo inteiro. Esperança não é uma sensação, pois se fosse o caso, quando nos sentíssemos mal perderíamos a esperança.

Manter a esperança é um estilo de vida e está mais relacionado com o que deixamos de fazer do que com o esforço que fazemos. Se formos basear nossa esperança em nosso próprio esforço e mérito, estaremos constantemente nos sentindo desesperados. O que cabe a nós é apenas descansarmos em Deus, porém para isso precisamos nos reconhecer cansados e é aqui que muitos de nós temos dificuldade, pois olhamos à nossa volta e tentamos ser como as pessoas de Deus que conhecemos, pessoas fortes, bem resolvidas e seguras de si.

Mas existe uma coisa que nunca nos contaram, que é, toda essa segurança e estabilidade que essas pessoas tem não vem delas, mas sim do Senhor, e isso permanece nessas pessoas não porque elas se esforçam para isso, mas porque elas permanecem em Deus, mesmo quando estão tristes, mesmo quando se sentem sem esperança. Manter a esperança significa se manter na presença de Deus mesmo quando nós sentimos vontade de desistir, mesmo quando tudo parece dar errado e mesmo quando parece que estamos indo na contramão de tudo e todos. Nossa esperança tem nome, o nome dela é Jesus, e quem permanece nele mantém a esperança.

Eu quero orar com você. Deus, obrigado por sua palavra e obrigado por seu amor. Senhor nos perdoe pois muitas vezes nós queremos manter a esperança a todo custo, e nos esforçamos para isso, a ponto de até fingirmos as vezes que estamos bem, achando que isso de alguma forma nos trará a esperança. Nós queremos nos colocar por inteiro em suas mãos, toma nossa vida inteira Senhor, pois confiamos em Ti e sabemos que estando em Ti, conseguiremos manter a esperança, mesmo nos dias sombrios, mesmo nos dias de chuva e mesmo quando tudo parecer dar errado. Confiamos no Senhor com todo nosso coração e te agradecemos em nome de Jesus, amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.