Leia também:
X O dia em que recebi um pastor cubano na igreja que pastoreio

Esteja atento aos detalhes

Coisas pequenas podem nos fazer lembrar do amor e da fidelidade de Deus

Edvaldo Oliveira - 15/07/2021 07h00

“Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos.” (Salmo 19:1 NVI)

Por diversas vezes, vemos o salmista Davi observando a natureza e estabelecendo paralelos sobre como ele se sentia em relação ao Senhor falando do sol, do céu, das estrelas, de um rebanho. Enfim, Davi observava as coisas à sua volta e conseguia enxergar o agir de Deus e a presença Dele em tudo.

O salmista usava de detalhes do seu dia para enaltecer e glorificar ao Senhor, bem como para lembrar a si mesmo de quem Deus é e de quem ele, Davi, era em Deus, como fez no famoso Salmo 23, onde diz: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará”. Nesse salmo, Davi associa Deus a um pastor de ovelhas e ele mesmo a uma ovelha para expressar o tamanho cuidado e carinho que ele sentia da parte de Deus. Davi era uma pessoa atenta aos detalhes, por isso conseguia enxergar Deus em coisas cotidianas que talvez, para outras pessoas, passassem despercebidas.

Muitos buscam sinais mirabolantes, grandes feitos e revelações fervorosas em cultos em certos dias da semana, mas deixam escapar coisas grandiosas que Deus comunica o tempo todo nos detalhes do dia a dia. Buscar Deus em grandes sinais não é errado. Porém, se não estivermos atentos aos detalhes por meio dos quais todos os dias Ele se revela a nós, como esperar por uma grande revelação do Pai?

Coisas pequenas e cotidianas podem nos fazer lembrar do amor e da fidelidade de Deus. Sabe quando você está no meio da tarde de um dia bem ocupado, um dia estressante, e já está se sentindo esgotado antes mesmo do pôr do sol e, então, de repente, sente o aroma de café feito na hora? Você para o que está fazendo, vai até a cozinha e vê alguém da sua casa fazendo um café novo, que vem como uma carga de energia para ajudá-lo em um dia como esse.

O que costumamos fazer quando isso acontece? Pegamos nossa xícara e simplesmente tomamos um pouco do café e seguimos o dia. Se estivéssemos atentos aos detalhes, perceberíamos o cuidado de Deus nesse simples gesto, agradeceríamos a pessoa que nos fez o café e glorificaríamos Deus pela vida dela.

Viver atento aos detalhes é um enorme desafio para nós nos dias de hoje, pois tudo nos impulsiona a ficar acelerados e a não prestar atenção às coisas à nossa volta. Cada vez mais, temos dificuldade de prestar atenção a tudo que dura mais de 10 segundos.

Há quanto tempo você não observa a pessoa que ama, sem ser com um olhar de desaprovação e raiva durante uma discussão? Há quanto tempo não observa seus filhos e não tira um tempo para agradecer a Deus pela forma maravilhosa como eles têm crescido?

Em tempos tão difíceis como esses que vivemos, muitas vezes o alívio e a leveza que buscamos para nossos dias não se encontram em grandes feitos e grandes sinais, mas sim nesses pequenos detalhes do dia a dia por meio dos quais Deus revela toda Sua grandeza de forma sutil, para que todos os que estão sensíveis e atentos aos detalhes consigam enxergar.

Eu quero orar com você agora.

Deus, obrigado por Tua Palavra e por Teu amor. Senhor, perdoa-nos, pois estamos tão acelerados e insensíveis que passamos um dia inteiro sem ao menos enxergar a Tua beleza e a Tua grandeza refletida nos detalhes do nosso cotidiano. Deus, faz-nos voltar ao essencial e enxergar as coisas que nos cercam com olhos de amor e atentos à Tua presença, pois ela é manifestada em detalhes que nós constantemente deixamos escapar. Abre nossos olhos e nosso coração para que possamos estar atentos aos detalhes. Em nome de Jesus, amém!

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.