É preciso nascer de novo

O Senhor quer de nós mais do que o cumprimento de rituais religiosos, cultos ou missas

Edvaldo Oliveira - 05/05/2019 10h14


“Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”
(João 3: 3).

Quando Jesus se encontra com um fariseu chamado Nicodemos, que era um príncipe entre os judeus, ele diz algo muito importante, e que tem servido como base para muita coisa que sabemos sobre a salvação. Jesus diz àquele homem, que era um religioso, conhecedor da Palavra, um praticante irrepreensível da lei, que seria necessário que ele nascesse de novo. O Senhor não estava falando de um nascimento físico, mas espiritual, uma transformação provocada pelo Espírito Santo, que faz com que tenhamos a natureza de Deus em nós.

Os fariseus eram rigorosos com o cumprimento da lei, e achavam que seriam salvos por causa disso, mas a Palavra de Deus diz que somos salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de nós, é dom de Deus. Não somos salvos pelas nossas obras.

Nicodemos representa aquelas pessoas que se escondem atrás de uma religião para justificar a sua falta de intimidade com Deus. Muitos estão apoiados em um título, um cargo na igreja, uma carteirinha de membro, uma religiosidade, mas ainda não passaram pela experiência do novo nascimento. É preciso nascer de novo, para que vejamos o Reino de Deus. O Senhor quer de nós mais do que o cumprimento de rituais religiosos, cultos ou missas.

Os fariseus gostavam de orar nas sinagogas e nas praças, para serem vistos e admirados pelas pessoas, mas Jesus disse que quando fôssemos orar, que entrássemos em nosso quarto e falássemos com o Pai em secreto. Ele fala de relacionamento, de intimidade. Até que ponto temos sido como Nicodemos, sustentando uma aparência exterior para as pessoas ao nosso redor, uma falsa piedade que convence os homens, mas que não convence a Deus?

Ouça a voz de Jesus dizendo: É preciso nascer de novo. É preciso deixar que o Espírito Santo transforme seu caráter, para deixá-lo semelhante a Cristo, pois somente assim poderás ver o meu Reino.

ORAÇÃO
Deus, eu oro para que todos que forem alcançados por esta palavra tenham uma experiência genuína com o Senhor. Que possamos deixar os nossos títulos, nossos cargos, nosso conhecimento teológico e nossa arrogância, e nos revestir do Teu Espírito, para que tenhamos a Tua natureza em nós, e que isso se reflita em nossas atitudes, não só exteriormente, mas gere uma mudança interior, evidenciada por frutos de arrependimento, pois somente assim veremos o Teu Reino. Eu oro em nome de Jesus, amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE


Clique para receber notícias
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo