Leia também:
X Os brasileiros têm emocionado em Tóquio

Deleita-te no Senhor

Quando a nossa felicidade está em Deus, os nossos desejos são transformados

Edvaldo Oliveira - 30/07/2021 07h00

Deleita-te no Senhor Foto: Pixabay

“Que a sua felicidade esteja no Senhor! Ele lhe dará o que o seu coração deseja. Ponha a sua vida nas mãos do Senhor, confie nele, e ele o ajudará.” (Salmos 37:4-5 NTLH)

Quando lemos essa passagem, num primeiro momento temos a interpretação de que, ao entregarmos a nossa vida a Deus, Ele, como um gênio da lâmpada, fará com que os nossos desejos sejam atendidos. Mas será que é isso mesmo o que salmista quis dizer quando escreveu essas palavras?

Vamos analisar o texto de forma detalhada e pedir ao Espírito Santo que fale ao nosso coração de uma maneira clara.

Tem uma versão que é mais conhecida desse texto, que diz assim: “Deleita-te também no Senhor” (Salmo 37:4 ARC). Deleita-te significa tenha prazer, deleite, naquilo que agrada ao Senhor. Quando a nossa felicidade está em Deus, os nossos desejos são transformados. Não adianta irmos para os braços de Deus e continuarmos com os mesmos desejos egoístas e sentimentos que tínhamos antes.

Por exemplo, há pessoas que estão orando para que Deus abençoe um namoro, um relacionamento que ela imagina ser correto. Podemos e devemos orar por um relacionamento. Em muitos casos, porém, percebemos claramente que tal relacionamento não é algo de Deus, pois a pessoa não valoriza a outra de forma adequada e a faz sofrer. Vemos que aquilo não é amor, e sim uma paixão cega, que levou a um relacionamento de codependência emocional que nitidamente está prejudicando um deles ou ambos. E a Bíblia diz que o verdadeiro amor “não arde em ciúmes” e que “não se conduz inconvenientemente” (1 Coríntios 13:4,5 ARA).

A pessoa está orando, mas para que a vontade dela se cumpra, e não a vontade de Deus. Mas, quando essa pessoa se entrega de fato ao Senhor, recebe o Espírito Santo em seu coração e passa a ter a mente de Cristo. Desse modo, a sua mente se renova, e ela passa a andar no centro da vontade de Deus, a deleitar-se no Senhor, a ter prazer naquilo que alegra o coração de Deus. Dessa forma, Ele passa a colocar desejos e sonhos em seu coração que são os desejos e sonhos dele. Por isso, Ele tem prazer em satisfazer esses desejos.

Você percebe a diferença?

Antes de querer que os seus próprios sonhos e desejos se realizem, faça uma entrega total a Deus, porque, assim, os seus planos vão se alinhar com os planos de Deus. Em Provérbios 10:22 (ARC), é dito que, quando uma bênção vem de Deus, ela traz consigo riquezas, e “não acrescenta dores”.

Você já parou para se perguntar se o que tem buscado em oração diante de Deus é realmente a vontade Dele para a sua vida? Já fez uma entrega total, uma consagração da sua vida ao Senhor? Se não fez isso ainda, faça hoje mesmo e peça a Ele para colocar os sonhos Dele no seu coração. A vontade de Deus é melhor do que a nossa; os planos que Ele tem para nós são maiores e melhores do que os nossos.

Oração
Senhor, meu Deus, queremos agradecer-Te por Tua Palavra, que nos edifica, nos exorta e nos aproxima mais de Ti. Que os Teus propósitos se cumpram em nossa vida, mas que, antes, possamos entregar-nos ao Senhor de forma incondicional, como um filho se atira nos braços do pai. Cumpra-se o Teu querer em nós. É o que nós Te pedimos em nome de Jesus. Amém.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.