Leia também:
X Ódio irracional contra o presidente está se tornando algo doentio

Aprenda a se controlar

Se tivermos domínio próprio seremos protegidos de ciladas

Edvaldo Oliveira - 27/09/2020 10h50

“Quem não sabe se controlar é tão sem defesa como uma cidade sem muralhas” Provérbios 25:28

A expressão domínio próprio significa autocontrole sobre os próprios desejos e paixões. Quem tem domínio próprio consegue controlar suas emoções, suas atitudes e suas palavras. Podemos dizer também que quando a pessoa recebe essa qualidade que é dada pelo Espírito Santo, nenhuma vontade ou vício consegue dominá-la.

Salomão diz que aquele que não sabe se controlar se torna indefeso.

Tem coisas na nossa vida que são mais fáceis de dominar, mas tem algumas que se permitirmos, elas é que nos dominam. Muitos erros que cometemos ao longo da nossa vida foram consequência de não termos domínio próprio. Às vezes uma palavra pode destruir um relacionamento. Magoamos as pessoas que amamos, fazemos escolhas erradas, agimos e falamos por impulso e tomamos decisões baseados na emoção, tudo isso porque nos falta domínio próprio.

Por exemplo, quando o fruto proibido foi oferecido à Eva, faltou domínio próprio a ela, e o mesmo aconteceu com Adão. Eles agiram baseados na sua própria vontade, deram lugar à concupiscência da carne e desobedeceram a Deus, pagando um preço alto por causa dessa escolha mal feita.

Se tivermos domínio próprio, seremos protegidos de muitas ciladas e vamos evitar problemas. Teremos capacidade de dizer não ao pecado, e dessa maneira eliminar brechas que são abertas quando pecamos.

Enquanto formos dominados pela carne, não teremos controle das nossas ações, mas a partir do momento em que permitimos que o Espírito Santo tenha um espaço maior na nossa vida, teremos um muro de proteção ao nosso redor.

ORAÇÃO
Senhor, te pedimos perdão pela nossa falta de bom senso, e por sermos tão irracionais nas nossas escolhas e decisões, e reconhecemos que nos falta domínio próprio nas nossas ações. Oramos para que o Senhor nos dê controle emocional e equilíbrio, e que junto com o domínio próprio tenhamos sabedoria e discernimento em todo o tempo, e que a presença do Senhor em nossa vida se torne um muro de proteção ao nosso redor.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

ACOMPANHE O MINUTO COM DEUS NO YOUTUBE

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.