Leia também:
X Lula e a promessa de ameaçar a liberdade

A prostituta Raabe e os heróis da fé

Seria difícil imaginar que uma prostituta se tornaria membro do povo de Deus

Edvaldo Oliveira - 29/08/2021 08h00

Uma fé extraordinária Foto: Pixabay

“Pela fé a prostituta Raabe, por ter acolhido os espiões, não foi morta com os que haviam sido desobedientes.” (Hebreus 11:31 NVI)

Raabe é mencionada oito vezes na Bíblia; em cinco delas como “a prostituta Raabe”. Seria difícil imaginar que uma prostituta, moradora da cidade de Jericó, iria se tornar membro do povo de Deus e ancestral do Messias. Mas foi exatamente isso o que aconteceu. E, além de ser uma das poucas mulheres citadas na genealogia de Jesus Cristo, ela é a única mencionada entre os heróis da fé.

Na história de Raabe, podemos ver a graça, misericórdia, bondade e providência de Deus. Ela mostra que a graça do Senhor é capaz de alcançar pessoas inimagináveis e que não há limite para o amor Dele.

Foi a fé no Deus de Israel, o Deus verdadeiro, que fez com que uma profissional do sexo se tornasse uma filha de Deus. Não uma fé apenas teórica, mas uma fé prática que fez com que ela confiasse no Senhor e permitisse que Ele guiasse sua vida.

Se houve possibilidade de mudança de vida para uma pagã e prostituta, se houve salvação para um malfeitor em seus últimos momentos de vida na cruz, certamente há possibilidade para cada pessoa que crê em Deus e que se entrega a Ele – como fez Raabe.

Está escrito que a fé “remove montanhas”. Para Raabe, a fé significou a remoção de seus muitos pecados (entre os quais a promiscuidade e a mentira) e uma oportunidade para ela começar uma vida nova.

A fé que Raabe tinha em Deus já estava presente antes mesmo de ela ter falado diretamente com aqueles que pertenciam ao povo de Israel. Por isso, ela abrigou os espiões em sua casa, para que eles não fossem pegos, e pediu que, em recompensa pelo sacrifício que ela fez, eles poupassem ela e sua casa.

O verdadeiro motivo de Raabe ser uma heroína da fé é que ela teve certeza, plena convicção de quem Deus é, daquilo que Ele fez e principalmente de Seu amor e de Sua graça.

Raabe creu na palavra que recebeu. Embora não tenha visto nenhum dos milagres do Deus de Israel, ela ouviu falar sobre Ele e soube, pela fé, que Ele é o Deus Vivo – demonstrando, assim, que, de fato, a fé se dá pelo ouvir a Palavra de Deus.

Em Raabe, é revelada a graça de Deus e a maneira como esta alcança os piores, os improváveis, aqueles que ninguém sequer consideraria dignos de ter uma chance de salvação. E o amor de Deus é revelado pelo cuidado que os israelitas tiveram para com Raabe e sua família.

Já o fio vermelho que ela deixou sobre sua porta nos remete ao sangue do Cordeiro imolado; sangue que foi derramado injustamente, para o perdão dos nossos pecados.

A misericórdia divina também é demonstrada porque Raabe entrou para a genealogia de Jesus.

Após os israelitas conquistarem Jericó, Raabe foi aceita como uma israelita. Ela foi reconhecida como parte do povo de Deus e, por meio de sua linhagem, nasceu Jesus.

Essa história nos revela que Deus faz com que sua Palavra chegue àqueles que ele deseja alcançar. Ele se revela a nós de maneiras inimagináveis; afinal, nós nunca viraríamos nossos olhos para Ele se Ele não viesse a nós primeiro.

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.