Leia também:
X Lições que Jonathan Nemer traz àqueles que possuem pais

4 atitudes para sermos vitoriosos nas crises

A confiança e a fé no Senhor nos entregam bons frutos

Edvaldo Oliveira - 23/07/2021 07h00

4 atitudes para sermos vitoriosos nas crises Foto: Pixabay

Como sabemos, se a Bíblia for utilizada da maneira correta, ao darmos ouvido ao que Deus fala conosco ali, serve-nos de manual e nos ajuda a vencer as batalhas diárias e as longas crises que por vezes enfrentamos.

Em 2 Crônicas 20:1-23, a Palavra nos conta como Josafá e o povo de Judá obtiveram um grande livramento ao recorrerem a Deus. Veja só, eles não foram apenas testemunhas de um livramento; eles atuaram para que o livramento acontecesse. Eles seguiram o seguinte “passo a passo”:

1. CONSULTE O SENHOR
“Alarmado, Josafá decidiu consultar o Senhor e proclamou um jejum em todo o reino de Judá.” (2 Crônicas 20:3)

Ao guiar o seu povo na luta contra o exército inimigo, a primeira decisão de Josafá foi consultar a Deus sobre o que ele deveria fazer. Essa consulta foi feita por meio de jejum e oração.

Quando estamos diante de um problema, é normal pensarmos em várias coisas para tentar resolver. A lição que Josafá nos dá na Palavra é pontual: quando consultamos Deus, todo o caminho que tomarmos para nos livrarmos da crise será guiado por Ele, e Deus não falha. Então, passe a consultar o Senhor antes de tomar qualquer decisão. A crise nos deixa confusos e alterados. Deus, porém, tem a resposta para tudo, e certamente o atenderá.

2. VOLTE SEUS OLHOS PARA O SENHOR
“Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti.” (2 Crônicas 20:12)

Quando estamos enfrentando alguma crise, temos a tendência de olhar muito para o problema. Passamos tempo demais sofrendo, tentando resolver a situação de formas erradas, buscando respostas a partir de olhares humanos, e esquecemos que o único capaz de visualizar todas as melhores saídas é o próprio Senhor.

Josafá não sabia o que fazer, tampouco o seu povo. Então, em um gesto de fé e sabedoria, parou de olhar para o exército inimigo e voltou seus olhos para o Senhor, de onde ele sabia que viria a resposta certa.

3. ADORE AO SENHOR
“Josafá prostrou-se, rosto em terra, e todo o povo de Judá e de Jerusalém prostrou-se em adoração perante o Senhor.” (2 Crônicas 20:18)

O foco no problema acaba nos trazendo outros problemas. Esquecemos que, ao deixarmos o problema nas mãos do Senhor, caberá a nós, enquanto filhos e servos dele, o básico: a adoração. Então, depois de consultar o Senhor e voltar seus olhos para Ele, é hora de você ficar em paz, descansar em Cristo e render adoração ao Deus que nos ouve e atende.
A adoração também é uma arma de guerra espiritual, assim como o jejum e a oração. Quando adoramos, barreiras são quebradas, montanhas se prostram, e Deus cuida de tudo, para que nós possamos dar continuidade à nossa adoração.

Nesse texto de 2 Crônicas, você pode perceber que, enquanto o povo adorava, o Senhor foi à frente, resolvendo os problemas, tirando os inimigos do caminho. Adore ao Senhor no momento de crise, e não haverá mais crise alguma quando terminar.

4. TENHA FÉ E OBEDEÇA AO SENHOR
“Escutem-me, Judá e povo de Jerusalém! Tenham fé no Senhor, o seu Deus, e vocês serão sustentados; tenham fé nos profetas dele e vocês terão a vitória.” (2 Crônicas 20:20)

Irmão, não basta pedir, adorar e voltar os olhos para o Senhor. A resolução das crises também depende da atuação da nossa fé. Precisamos obedecer aos mandamentos de Deus e ter fé de que o que Ele estiver fazendo dará certo. Não enfrente uma crise achando que a vitória dela depende de você. Ela depende dos direcionamentos do Senhor. Ele sabe quais são as melhores saídas e a melhor forma de vencer um problema.

Josafá e o povo de Judá venceram a batalha contra o exército inimigo. E o mais importante: eles venceram sem precisar lutar na carne; apenas no espírito.

A confiança e a fé no Senhor nos entregam bons frutos. Estamos passando por uma crise sem precedentes na história da humanidade. É o momento ideal para aplicarmos o que aprendemos na Bíblia. O Senhor nos deixou as Escrituras para não enfrentarmos as provações na terra de mãos atadas. Aproveite!

Eu quero orar por você.

Senhor, o momento pelo qual estamos passando é de imensa angústia. A crise que está atingindo o mundo inteiro nos deixa abatidos, sem esperança. Mas sabemos que Contigo podemos superar isso. Assim como Tu fizeste com Josafá e com o povo de Judá, Tu podes fazer conosco. Estou, nesse momento, olhando para o Senhor e pedindo a Tua misericórdia. Diz-nos, Senhor, o que devemos e podemos fazer. A partir de hoje, depositamos toda nossa fé em Tuas mãos. Estaremos adorando a Ti enquanto Tu solucionas, da melhor forma, essa crise. Confiamos em Ti e sabemos que a vitória nos aguarda. Nós Te pedimos conforto e consolo para as famílias em luto e cura para as famílias dos que estão enfermos. Pedimos misericórdia e sabedoria para lidarmos com essa crise e com todas as crises diárias que temos ‒ sejam crises internas ou na família, no trabalho. Em nome de Jesus é o que Te pedimos. Amém

Edvaldo Oliveira é coordenador e idealizador do Ministério Minuto com Deus. É formado em Teologia Ministerial pelo Seminário Cristo para as Nações e em Administração de Empresas. Mora em Belo Horizonte e congrega na Igreja Batista Videira.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.