Leia também:
X Saudade

Ser feliz é uma escolha

E você? Já escolheu ser feliz hoje?

Denise Portugal - 29/05/2018 10h45

Cansaço, infelicidade, muita vontade de comer doces, carboidratos, não dorme direito à noite… Tá sol? Ah, meu Deus… Que sol quente!!! Tá chuva? Ah meu Deus…Que tempo horrível!!!

Você conhece alguém assim?

Geralmente, acontece muito isso com as mulheres, afinal, mulheres são cíclicas! Elas têm TPM!!!

Mas, não vamos falar da TPM neste momento e sim, dessa falta de humor, principalmente nas pessoas, que hoje vivem estressadas, cansadas, não dormem de forma adequada, com muitas funções e muitas contas para pagar… Como ficar bem assim? É possível?

Sim! Temos que entender o que está acontecendo.

Embora o estresse, o clima e a estação do ano possam alterar o humor, a causa fundamental desses transtornos é de natureza química. A SEROTONINA é um dos mais poderosos moduladores do humor, apetite, do sono, disposição… Digo sempre que é o neurotransmissor da ALEGRIA.

Muitos medicamentos e drogas melhoram o humor. Os antidepressivos, em sua maioria, agem aumentando os níveis de serotonina no cérebro. Mas, verdadeiramente, os maiores casos de problemas de humor, apetite, falta de energia e dor de cabeça são controlados por meio de mudanças nos hábitos alimentares, no estilo de vida, sem uso de drogas e evitando o uso de álcool.

Quando falo em mudança de hábitos alimentares, as pessoas já olham para mim, DESESPERADAS, pensando que só vão comer alface, tomate, água e chás o dia inteiro. E exercícios então… Já pensam naquelas academias, com homens supermusculosos e mulheres perfeitas… Será que é isso?

Claro que não!!! Você pode ter hábitos bons, comendo alimentos bons, saudáveis e deliciosos!

Por exemplo: chocolates (chocolates de verdade, e não gordura com açúcar, como cacau 70% para cima) são maravilhosos para liberar serotonina. Assim como queijo, amendoim, castanha de caju, frango, ovos, ervilhas, peixes, amêndoas etc… são exemplos de super alimentos deliciosos que ajudam a liberar essa SEROTONINA MARAVILHOSA!!! Fora os exercícios… às vezes, basta uma simples caminhadas, uma dança, para liberar essa maravilha de Deus, que está dentro de nós. Basta ser estimulada…

Ah, você quer saber do sono não é?

Se prepara: a serotonina, se transforma em melatonina na hora de dormir e faz acontecer aquele soninho MARAVILHOSO!

Entendeu porque vale muito a pena SER FELIZ???

Ser FELIZ É UMA ESCOLHA!!!

Eu já fiz a minha, e você???

Denise Portugal é médica nas áreas de Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte. Também atua como palestrante em eventos e em empresas nacionais e internacionais. Em 2017, lançou o livro Start para o Bem-Estar.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.