Leia também:
X Opinião Yvelise de Oliveira: Segredos da Alma

Opinião Denise Portugal: Você está cansado?

Você sente cansaço...desânimo? Chora fácil? Está sem disposição para começar o seu dia? Como está a sua tireoide?

Denise Portugal - 24/04/2018 10h18

Você anda se sentindo cansado e desanimado ultimamente? Vigie…Pode ser sua tireoide…

A tireoide é uma glândula endócrina, pequena, em formato de borboleta, situada no pescoço, e pesa em torno de 10 a 20 gramas. Ela produz os hormônios tireoidianos, envolvidos no equilíbrio metabólico do sistema corporal.

Ela é controlada pelo eixo hipotálamo-hipófise-tireoide, produzindo hormônios, que em sua forma livre, possuem importância fisiológica.

Qual a função dos hormônios tireoidianos?

Eles são responsáveis por funções metabólicas superimportantes como produção de calor nos tecidos, colesterol, aumentar a resposta da queima de gorduras das células adipócitas a outros hormônios, melhorar a função cardíaca (como contratilidade e o relaxamento do miocárdio que é um músculo do coração).

Os hormônios mais importantes ralacionados à tireoide são: TSH, T3 total, T3 livre, T4 total, T4 livre, e os anticorpos antiTPO (antiperoxidase), e antitireoglobulina.

Quando esse sistema fica descompensado, ocorre os tão famosos problemas tireoidianos ou as tireoidopatias.

Os mais comuns são: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo.

O que é o hipotireoidismo?
O hipotiroidismo consiste em uma produção diminuída dos hormônios tireoidianos. Com a menor produção dos hormônios, já que eles são responsáveis por todo o sistema metabólico, tudo ficará mais lento… Afinal, o que acelera está diminuído. Então, a pessoa começa a se sentir mais cansada, desanimada, com muito sono, sente mais frio que as outras pessoas, prisão de ventre, queda de cabelos e ressecamento dos mesmos, labilidade emocional (choro fácil), confusão mental, baixa atividade cerebral, depressão, irritabilidade, dificuldade para raciocínio, diminuição da frequência cardíaca, digestão lenta e GANHO DE PESO!!!

GERALMENTE, É ISSO QUE LEVA A PESSOA AO MÉDICO. O GANHO DE PESO, SEM ESTAR COMENDO MUITO!!!

Observação: Essa alteração também pode levar a uma dificuldade para engravidar.

O problema mais comum dentro do hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, onde acontece uma reação autoimune à glândula tireoide.

Os hormônios ficam assim: T4 livre, T3 livre geralmente baixos e o TSH alto. O tratamento feito é o controle com hormônios sintéticos, ajustando a dose necessária.

O que é o hipertireoidismo?
Certa vez, lá na clínica que trabalho, entrou uma família, muito linda e unida. Mas ninguém estava entendendo nada… a mãe, estava muito nervosa, irritada, trêmula, sentia muito calor, os olhos dela estavam esbugalhados, pele quente, não conseguia dormir… O marido, que a amava muito, já a tinha levado a três psiquiatras, e a duas igrejas para que orassem por sua mulher que, antes era mansa e equilibrada…

Eles chegaram até mim. E o esposo falou:

– Doutora, não sabemos mais o que fazer… mas disseram que a senhora ia saber tratar de minha esposa.

O que eu fiz?

Esse é um caso clássico de hipertireoidismo. Ao contrário do hipotireoidismo, o hiper, faz tudo ficar acelerado… É muito engraçado…tenho vários pacientes que já falaram para mim:

– Denise, por favor, me trate, mas não me deixe ficar muito devagar não, adoro ficar mais acelerado!

Eu posso com isso? Bem, mas é claro que não se pode ficar nesse estado muito tempo, pois todo o sistema começa a ficar muito cansado, então é preciso tratar sim!

Os sintomas do hipertireoidismo são: irritabilidade, insônia, taquicardia, tremores de extremidades, muito calor, pele quente, protusão ocular, cansaço, bócio (a glândula fica grande no pescoço).

Ocorre nesse caso, um aumento dos hormônios tireoidianos: T3 livre, T4 livre e diminui o TSH. O tratamento é feito com hormônios antitireoidianos, que bloqueiam a ação desses hormônios, ou em casos mais graves, o iodo radioativo.

É isso, pessoal!

Se você estiver sentindo algum desses sintomas, procurem um clínico ou direto um Endocrinologista para que possa fazer uma avaliação mais detalhada. Desejo sucesso e saúde!

Denise Portugal é médica nas áreas de Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte. Também atua como palestrante em eventos e em empresas nacionais e internacionais. Em 2017, lançou o livro Start para o Bem-Estar.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.