Leia também:
X Crescendo juntas

Tome uma atitude para mudar de vida

Por que a decisão de mudar é tão difícil?

Denise Portugal - 08/05/2018 10h39

Querido(a) leitor(a) do Pleno.News, semana passada conversamos um pouco sobre como está o nosso corpo, sobre obesidade e doenças que podem ser evitadas. Hoje quero prosseguir o assunto convidando você a tomar uma atitude para mudar de vida.

Agora, por que a decisão de mudar é tão difícil?

Lembre-se: Atitude é tudo!

O que é mais fácil? Mudar uma crença ou mudar um comportamento? Se eu lhe perguntasse agora se você acredita que na semana que vem irá iniciar uma mudança de hábitos ou começar esta mudança hoje, qual atitude é mais fácil? Acreditar que semana que vem você começa, certo?

Palavra difícil é essa tal atitude não é mesmo? Por que será que para determinadas pessoas, a mudança é tão mais fácil do que para outras? Uma determinada situação, para mim, é tão fácil de mudar, e para a minha vizinha de porta é complicado…

Tudo se baseia nas crenças! Nós crescemos com elas, e se fui treinado para entender que sou capaz, serei capaz! Se não… Se fui treinado para pensar que “estou gripada, então tenho que me alimentar bem…”, e esse “bem” não necessariamente quer dizer “saudável” e sim, quantidade… nunca irei à frente emuma mudança de hábitos alimentares, pois pensarei que “fazer dieta” vai me fazer ficar doente!

Crença: Criança gordinha é criança saudável… Adulto “gordinho”, é adulto saudável…

Certa vez, atendi uma cantora muito obesa, que tinha o sonho de emagrecer, mas tinha hábitos alimentares horríveis e ainda um problema de tireoide. Tratamos da causa base da obesidade, e começamos o nosso “treinamento” para a perda de peso.

Certo dia, ela chegou para mim e disse:

– Dra. Denise, não posso continuar emagrecendo, pois se não, perderei a minha voz e não poderei mais cantar…

– Oi??? – eu espantada repliquei!

O que é isso? Isso são crenças que limitam pessoas desde a infância… Essas crenças vão se desenvolvendo ao longo dos anos, e, para tirar isso…ah …

As crenças são nossas “lentes”. É a forma como eu vejo a vida.

Então… precisamos treinar nossas “lentes” de forma diferente, antes de decidir tomar qualquer atitude, principalmente, no nosso caso, envolvendo SAÚDE!

Precisamos nos questionar se a saúde é um VALOR para nós. E se, sim, precisamos viver de maneira coerente com os nossos valores!

Lembro sempre que somos movidos por crenças e valores. Então, antes de estabelecermos metas em nossas vidas precisamos saber quais sãos nossas principais crenças e valores, pois quer queiramos ou não, elas irão determinar, consciente ou inconscientemente aquilo que fazemos.

Agora sim… Mudando o ângulo dessa lente, eu posso tomar uma atitude e sustentar essa atitude!!! Porque também é muito comum, a pessoa tomar uma atitude, começar superbem, e depois, desistir no meio do caminho e ter que começar tudo de novo! Só que aí, é muito mais difícil! O recomeçar é muito mais complicado… porque afinal, você já passou por aquilo tudo… e vai ter que viver tudo de novo! Mas se você está recomeçando, vamos em frente, não desista!!! Sustente essa atitude, e a mantenha com a mudança de hábitos! Tire da cabeça, a ideia de “DIETA”.

Fixe na mente, a ideia de que sua vida mudou, PRECISO TER NOVOS HÁBITOS! Não quero mais aquilo para mim! Não é uma coisa temporária e sim para a vida! Viva o por hoje não…

Poder? Eu posso… Só que não quero. Hoje não… Não pense que: “Ah, nunca mais vou comer aquele brigadeiro…” Vai sim, mas hoje, eu não quero. Trabalhe sua mente!!!! Mude seus hábitos! O que vai animar é o resultado que isso vai trazer!

Vai se olhar no espelho e vai gostar. Vai trabalhar, brincar com os filhos, namorar com o marido ou a esposa (vai ficar menos cansado), melhorar a autoestima, e, como consequência, ter mais felicidade (mesmo diminuindo os brigadeiros)… Tudo vai melhorar. Acredite!

Conhece-te a ti mesmo. O verdadeiro conhecimento vem de dentro. Sócrates

E boa mudança pra você!

Denise Portugal é médica nas áreas de Endocrinologia, Medicina Ortomolecular e Medicina do Esporte. Também atua como palestrante em eventos e em empresas nacionais e internacionais. Em 2017, lançou o livro Start para o Bem-Estar.
* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.
Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.